Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Empresária lafaietense é premiada no Notable Brazilian Awards nos Estados Unidos
Divulgação
Publicado em: 04/07/2018 - 00:00
Pela segunda vez no ano, houve festa lafaietense em Nashua, New Hampshire (EUA). Indicada pela comunidade brasileira no estado, a lafaietense Mariana Nogueira Silva recebeu o prêmio Notable Brazilian Awards - Os notáveis. A solenidade foi realizada no dia 24 de junho, em Nova York, para homenagear os brasileiros que se destacam em solo norte americano. Aos 33 anos, Mariana é corretora de imóveis e proprietária da Invest Realty Homes, com escritórios em New Hampshire e Massachusetts. Atualmente casada e mãe de dois filhos, Lucas e Layla, ela deixou o Brasil com 15 anos e hoje traça metas para um futuro no país que a acolheu e abriu portas com oportunidades.
Mas nem tudo foi fácil para a família, que se mudou para a América do Norte em busca de uma melhor qualidade de vida ainda em 2001. "Admiro muito minha mãe, Terezinha Nogueira, por ter vindo para cá com duas filhas adolescentes, eu e a Tatiane. O início foi superdifícil. Lembro que comecei as aulas poucos dias depois de chegar à América e ficava completamente perdida, por não saber o idioma. Há 4 anos, meu pai, Vander Vieira, veio se juntar a nós. O primeiro ano é o mais difícil para todos. Mas, com o tempo, a saudade se ameniza", avalia.
Aluna no Nashua Community College, a lafaietense acabou se encantando pelas oportunidades oferecidas pelo país. "O mercado americano é maravilhoso; tem oportunidades para todos. Você pode ser faxineiro e conseguir comprar uma casa de $400 mil. Aqui, se você realmente correr atrás, o sucesso é garantido", assegura. Foi com esse pensamento que ela e o marido, Albert Silva, abriram sua primeira imobiliária ainda em 2009. "Nos últimos 2 anos, com a alta do mercado imobiliário, nós conseguimos fazer nosso trabalho ser cada vez mais reconhecido. Trabalhamos com muitos brasileiros com a realização da casa própria na América do Norte e também com hispanos e americanos", explica.
Hoje o Brasil é uma lembrança que desperta saudades, mas seus planos não incluem uma volta em definitivo para a terra natal. "Amo o Brasil e adoro ir aí de férias, com a família. A última vez foi em 2016, quando dividi meu tempo entre Lafaiete e belas praias nordestinas. Meu filho também ama ir ao Brasil. Ele adora a comida daí e não podia ver um lugar vendendo coxinha (brinca). Mas voltar a morar não está nos meus planos. Hoje em dia, tudo nosso se encontra aqui: família, empresa, etc... Para os próximos 5 anos pretendo expandir ainda mais a nossa empresa e ter uma terceira localização. A meta para os próximos 15 anos é me aposentar, morar na Flórida e ficar longe de toda essa neve de New Hampshire", detalha.
Mesmo a distância, Mariana e sua família acompanham com expectativa o momento que o país vive. "Fico feliz por ver, mesmo que de longe, que nosso Brasil está sim passando por uma 'limpa'. Acho que, daqui a alguns anos, veremos uma melhoria enorme na política e, consequentemente, na qualidade de vida dos brasileiros", conta.
E talvez exatamente pelo momento que o Brasil atravessa, tentar a vida em outro país tem sido a opção de muitos brasileiros. Para essas pessoas, o conselho de quem já cruzou esse oceano é ir determinado e com metas bem traçadas: "O início é doloroso. A saudade da família chega a doer... a dificuldade do idioma, no início, restringe muito as opções de trabalho. Então, se você pensa em sair daí, entre agora em um curso de inglês. Venha já falando a língua, com uma boa reserva de dinheiro e, uma vez aqui, seja determinado. Os Estados Unidos ganharam meu coração por ser um país que dá oportunidade para todos que o procuram. Se você está pensando em vir só por dinheiro, talvez você possa dar a volta aí mesmo. Agora, se você está procurando um país que vai te oferecer segurança, ótimas escolas, ótimas condições de vida, então, aqui pode ser o lugar para você", pondera.
Encerrando a entrevista, a lafaietense aproveitou a oportunidade para matar a saudades de casa. "Posso aproveitar para mandar um beijo para algumas pessoas muito especiais que moram em Lafaiete? Minha tia Maysa Vieira Borba (proprietária da Habitar Imóveis), minha tia Neyse Vieira Pereira e tio Marão (da Central Gráfica), para meu, irmão Rodrigo Silva (professor aí em Lafaiete), Tia Lilia, Tia Lucy e todos os primos e amigos! Um grande beijo saudoso a todos vocês!", finaliza.