Mais Lidas
Leia Mais
Polícia
PM e Bombeiros desmentem que fugitivos estariam em Lafaiete
Divulgação
Publicado em: 25/10/2018 - 00:00
Circula nas redes sociais a informação de que fugitivos do
presídio de Marina estariam escondidos em Lafaiete. A mensagem teria sido
assinada pelo Corpo de Bombeiros. Porém, o texto, que contém vários erros de
português, tem o objetivo de espalhar terror entre a população - prática que
não comum ao Corpo de Bombeiros. A corporação sequer é responsável pela
segurança pública.
Diante da suspeita de se tratar de mais uma fake news [notícia falsa], toda a imprensa da cidade se mobilizou para confirmar ou desmentir a autenticidade da informação. E tanto do Corpo de Bombeiros quando a Polícia Militar desmentiram a nota.
A assessoria do Corpo de Bombeiros informou que "a mensagem não advém do Corpo de Bombeiros, até porque este tipo de serviço não é competência da corporação. Vivemos em uma época de fake news, onde toda e qualquer informação carece de responsabilidade e ética em sua divulgação", pontua.
Já assessoria do 31° Batalhão de Polícia Militar confirma que houve a fuga de quatro presos do presídio de Mariana, mas que não existem informações que justifiquem a afirmação de que há perigo em Lafaiete e região: "Não é verdade de que o medo deve se alastrar na região. Essa notícia que está rodando em WhatsApp, em tese, enviada pelo Corpo de Bombeiros, que manda as crianças não saírem de casa, afirmamos que não existe motivo nenhum para isso. É uma mensagem extremamente negativa e que não retrata os possíveis reflexos da fuga dessas quatro pessoas".
São assassinos, usuários de drogas e estrupadores, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais alerta todos os moradores a não deixarem seus filhos nas ruas, Atenciosamente, CBMMG" [sic].
Em casos como este, é importante que a população confirme se a informação é verdadeira ou não antes de repassar a mensagem. Uma dica é entrar em contato com as instituições que são citadas no texto ou mesmo com imprensa. Desconfie, também, de textos com visíveis incongruências e erros de português.