Mais Lidas
Leia Mais
Saúde
Conheça os principais benefícios da aromaterapia
Divulgação
Publicado em: 11/11/2018 - 00:00
A aromaterapia é uma técnica que utiliza aromas para promover o bem-estar físico e mental. Pode ser usada em casa, para trazer boas energias aos ambientes, no trabalho, com objetivo de garantir mais concentração e também como complemento de algum tratamento médico.
A técnica utiliza óleos essenciais extraídos de folhas, caules, flores, talos e resinas de plantas medicinais. O uso deles vem se expandindo pelo mundo e, de uns três anos para cá, vem se destacando no Brasil.
A fundadora da Âme Du Champ Aromaterapia de Belo Horizonte, Elziane Paim, conversou com a nossa Reportagem e falou dos benefícios da aromaterapia: ?O óleo essencial é a energia vital da planta. Os efeitos são percebidos após 2 a 5 minutos de inalação, porque as moléculas aromáticas dos óleos essenciais acessam o sistema límbico, responsável pelas nossas emoções, vontades e sentimentos e acionam funções cerebrais nas quais seus componentes químicos atuam?, explica.
Benefícios dos óleos essenciais
Elziane destaca os benefícios dos óleos essenciais. De acordo com ela, a lavanda, por exemplo, que é utilizada contra insônia, é tão eficiente quanto a camomila romana. Elas são ansiolíticas, sedativas e calmantes, mas possuem propriedades emocionais e vibracionais diferentes. Enquanto a lavanda trabalha a pureza de alma, remove indecisões, é equilibradora e protetora contra energias negativas, a camomila romana trabalha a identidade do indivíduo, o comportamento de crítica excessiva, o perdão com aceitação e acolhimento trazendo suavidade para o espírito.
Os óleos essências, segundo Elziane podem ser usados por meio da inalação. ?Uma gota apenas, no difusor pessoal, é suficiente para trazer alívio e bem-estar. E ele também, pode ser usado em cremes neutros ou em óleos vegetais para tratar uma dor muscular, para uma drenagem linfática, uma massagem relaxante, uma dermatite, por exemplo?.
Para a especialista, por serem substâncias muito concentradas, os óleos essenciais não podem ser usados puros na pele. Eles podem causar irritação ou queimadura no caso de um óleo essencial cítrico. ?É muito importante procurar saber a indicação de cada óleo antes de usá-lo. Peça informações para um aromaterapeuta. O Tratamento é natural e eficiente que trata a causa e não apenas o sintoma, cuidando do indivíduo como um todo?, finaliza.
Elziane Paim, atende em Conselheiro Lafaiete no Espaço Aditti Yoga & Terapias Integrativas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 31 99812-9838.
Foto: Reprodução internet