Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Conselheiro Lafaiete produz mais de 10 toneladas de lixo eletrônico por ano
Divulgação
Publicado em: 01/02/2019 - 00:00
O que você faz com os aparelhos eletrônicos que não usa mais? Nessa corrida tecnológica, ter o último modelo lançado se tornou fixação para muita gente, e com a rapidez em que as coisas têm se tornado obsoletas, muita gente deixa escapar um cuidado essencial: o descarte correto. Computadores usados, TVs antigas, micro-ondas e mais uma infinidade de itens estão sendo misturados com o lixo comum.
Mas o problema é que essa atitude nem sempre mal intencionada, mas irresponsável e criminosa, prejudica seriamente o meio ambiente. Isso porque a maioria desses produtos possuem metais pesados em suas placas, que podem vazar e poluir o meio ambiente. E se a consciência desse dano não é suficiente, aqui vai mais um alerta: quem faz descarte irregular em Lafaiete está sujeito a multas.
A maioria das cidades do Brasil não tem um projeto específico para o descarte desses resíduos. Em Lafaiete, o recolhimento desse tipo de material é feito juntamente com a coleta seletiva de resíduos secos, que ocorre em vários bairros da cidade, conforme explica o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Ricardo da Rocha Vieira. "O resíduo eletrônico é coletado juntamente com os resíduos secos da coleta seletiva pelas Associações de Catadores e comercializado com empresas licenciadas para beneficiamento de tais resíduos" explica.