Mais Lidas
Leia Mais
Região
Congonhas: Obra à margem do rio Maranhão é concluída
Divulgação
Publicado em: 22/02/2019 - 10:12
A obra de recuperação de parte da encosta da av. Marechal Floriano Peixoto junto à cabeceira da ponte do rio Maranhão foi concluída. O tráfego está liberado para veículos leves, mas a circulação do transporte coletivo permanece impedido, devido aos preparativos para o Carnafolia 2019.
Com o grande volume de chuvas entre o final de dezembro de 2018 e início de janeiro deste ano, a correnteza começou a passar por trás dos pilares da ponte e da contenção em concreto armado, retirando o material do aterro, construído décadas atrás. À época, o prefeito Zelinho publicou Decreto de Emergência, possibilitando contratar empresa por meio da modalidade dispensa de licitação.
O trabalho, executado desde o dia 21 de janeiro pela Terramares, empresa contratada pela Prefeitura, começou com a colocação de sacos de areia no nível do leito do rio, para que a água fosse drenada sem causar erosão na base do aterro. Em seguida, foi feito o muro gabião junto à cabeça da ponte e no trecho onde o passeio e o muro de concreto cederam. A última etapa foi a reconstituição da base e do passeio, a recolocação dos guarda-corpos e pavimentação da via. A próxima etapa será o revestimento das calçadas com pedra miracema, madeira rosa e quartzo monolítico, conforme o projeto de requalificação da área central.
Trânsito
A Diretoria de Trânsito informa que o tráfego da av. Marechal está liberado para veículos leves. O transporte coletivo continua passando pela rua Benedito Quintino, devido aos preparativos para a montagem dos palcos do Carnafolia 2019. A medida evita transtornos aos motoristas e pedestres. No domingo, 24, o trânsito da av. Marechal, próximo à rua Dr. Pacífico Homem Júnior funcionará em meia pista.