25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Aplicativo gratuito calcula quanto tempo falta para sua aposentadoria


Divulgação

Jornal Correio
[email protected]

Publicado em: 24/07/2019 - 17:59

Com a aprovação, em primeiro turno, da reforma da Previdência na Câ­mara dos Deputados, a pergunta feita por milhões de brasileiros é a mesma: e agora, eu vou me aposentar quando? Com essa dúvida em mente, muita gente tem procurado as agências do INSS pelo Brasil afora e em Lafaiete essa realidade não é diferente. E aí, entre tantas demandas, haja paciência para esperar pelo atendimento. A informação que muitos não têm é que esses dados podem ser obtidos na tranquilidade da nossa casa: eles estão disponíveis na internet.
Hoje, o segurado do INSS já consegue saber se está perto ou não de se aposentar sem ir até a agência. Pela internet, dá para ter acesso a todos os extratos das contribuições, dar entrada em benefícios e fazer cálculos da aposentadoria. Tudo isso através do aplicativo Meu INSS. Desde que entrou no ar, o site Meu INSS teve, em mé­dia, por mês, 14 milhões de acessos. Só na semana passada, depois da votação da re­forma da Previdência, esse número subiu pa­ra 19 milhões de acessos.

Como acessar?

Para começar, o segurado precisa se ca­dastrar e criar uma senha no próprio site. Depois, basta ir seguindo as instruções para calcular a aposentadoria, que são bem simples, aliás. Mas é bom lembrar: como a re­forma da Previdência ainda está em discussão, todos os cálculos são feitos com base nas regras atuais. Então, caso alguma coisa mude, será preciso voltar ao site ou app e calcular de novo assim que tudo estiver de­finido. Mas o tempo de contribuição, que muita gente desconhece, pode ser consultado. E esse não vai mudar.
No mesmo app ou site, você tem acesso a outros serviços, como Extrato Previden­ciário (CNIS), Agendamentos / Requeri­men­tos, Extrato de Pagamento de Benefício, Carta de Concessão de Benefício, Agende sua Perícia, Resultado de Requeri­men­to/Benefício por Incapacidade, Extrato de Empréstimo Consignado, Extrato para Imposto de Renda (IR), Declaração de Be­nefício - Consta / Nada Consta, Con­sul­tar Revisão de Benefício - Artigo 29, En­contre uma Agência, Declaração para o Contri­buinte Individual (DRSCI), Alterar dados de Contato, Cálculo de Guia de Re­co­lhimento, Inscrição como Segurado do INSS e Comunicação de Acidente de Tra­balho – CAT.
Quem não tem o hábito de acessar de forma digital as informações ou, por algum motivo, não conseguir, por conta própria, realizar o seu cadastramento e gerar a sua senha no Meu INSS, pode buscar auxílio na própria agência do INSS, que poderá gerar uma senha e, a partir daí, permitir o uso do aplicativo com todas as suas funcionalidades. Assim, o segurado pode ir acompanhando e dando continuidade ao processo sem ter que recorrer à agência.

 

Foto: Reprodução

Mais notícias

Vídeos