Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Falta de sinalização transforma trânsito do São João e Santa Matilde em palco de acidentes
Divulgação
Publicado em: 08/08/2019 - 15:12
Um problema – que segundo moradores dos bairros São João e Santa Matilde (zona sul) nunca foi solucionado de fato – voltou a se agravar e colocar motoristas e pedestres em risco: o tráfego de caminhões e ônibus na rua Leibenitz dos Anjos. Devido aos graves acidentes que já ocorreu na região, o trânsito de veículos pesados foi proibido na via que é muito íngreme, porém a placa que fazia essa proibição foi removida. Agora, só existe no local uma sinalização de orientação dizendo que apenas veículos leves podem descer pela via, que também não tem sido respeitada.
Morando na esquina das ruas Leibenitz dos Anjos e Adolfo Siqueira, Maria Irene Sousa, 73 anos, acompanha de perto o problema: “Esses carros só faltam derrubar minha casa. Os motoristas não respeitam nenhuma placa, descem caminhão, ônibus, carro de passeio, um verdadeiro caos. Já vi carro batendo em muro, invadindo casa. Já jogaram o muro da minha casa no chão, várias vezes. A placa era na esquina da minha casa e mesmo assim, não a respeitavam. Se ninguém tomar providência algo de mais grave vai acabar acontecendo”, alerta.
A vendedora Marta Célia, de 52 anos, revelou que não se sente segura ao passar pela Leibenitz dos Anjos: “Falta sinalização e no local já presenciei vários acidentes. Os motoristas não respeitam e nós, pedestres, corremos muitos riscos aqui. Subo e desço esse morro todos os dias com o coração na mão, com medo de sofrer um acidente. Todo dia descem veículos pesados por essa rua tão perigosa”, afirma.
O vendedor de salgados Nelson Santos da Conceição, 56 anos, também já presenciou várias situações perigosas na via: “Até máquina agrícola passa por aqui. É uma falta de respeito. Os carros descem aqui em alta velocidade e oferece riscos para todos nós que moramos e transitamos por aqui. Acho que se instalasse redutores de velocidade ajudaria”.
Para o cabeleireiro Vitor Alves Tavares, 19 anos, o trânsito é mais intenso no fim de semana: “Outro dia presenciei um acidente na porta do meu salão, na rua Aristides Francisco Pinto com a Leibenitz, o acidente envolveu uma moto e um carro de passeio. A condutora se machucou bastante”.
Cruzamento perigoso
Outro problema relatado pelos moradores é justamente o cruzamento da ruas Leibenitz dos Anjos e Adolfo Siqueira, que também têm sido palco de acidentes. Um morador do bairro São João que preferiu não se identificar também alertou para o perigo: “O trânsito é muito intenso porque esse cruzamento liga dois bairros importantes, o São João e o Santa Matilde, mas não tem sinalização direito. Além disso, vários veículos grandes param na região, principalmente na Adolfo Siqueira, tapando completamente a visão dos motoristas. Já ocorreram vários acidentes nesse local. Acho que a prefeitura deveria colocar placas de proibido estacionar pelo menos próximo ao cruzamento para evitar mais colisões”, denuncia.
O Jornal CORREIO encaminhou um ofício para a Prefeitura de Lafaiete, mas até o fechamento desta matéria não havia obtido a resposta.