Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Após desentendimento com Lions, Elisa Lopes anuncia reforma da associação do bairro JK e projeto para a Central da Solidariedade
Divulgação
Publicado em: 05/10/2019 - 11:10
Depois do imbróglio com a diretoria do Lions Clube Lafaiete Alvorada e de ter cancelado a revitalização do vagão de trem estacionado na praça do Cristo, a ex-candidata a deputado federal pelo Novo, Elisa Lopes, anunciou, nesta semana, a recuperação da sede da Associação Comunitária do Bairro JK (ACMJK) e um suporte técnico para a Central da Solidariedade, com a confecção de um plano de gestão para os próximos anos, dentro da ação do Projeto RenovaBR, proposta que visa a criar uma cultura empreendedora, proporcionando melhorias nas comunidades, com reformas de prédios públicos, oficinas e atividades voltadas ao empreendedorismo. No projeto, não pode ser usado dinheiro público.
Na última edição do Jornal CORREIO, Lopes esclareceu que o rompimento da parceria com o Lions foi um mal-entendido e que a entidade merece e é digna de todo o seu respeito. Em nota publicada na página B6, desta edição, o clube de serviços garantiu que dará andamento à reforma do espaço em momento oportuno. De acordo com a aluna do RenovaBR, no dia 5, a ação acontece no bairro JK (zona norte) já que “cinco de outubro é dia de renovar o Brasil e a ação, segundo ela, acontece em 444 cidades e é coordenada pelos alunos do RenovaBr”. “Após o cancelamento da revitalização no vagão de trem na praça do Cristo, escolhi dedicar em duas ações de renovação. No dia 28 de setembro, último sábado, visitei a associação do Bairro JK e decidi buscar recursos para ajudar na recuperação do local”, disse ela, explicando que a entidade se localiza na rua Jouberte Salgado e é um espaço muito utilizado pela população.
No local funciona uma quadra de esportes, uma horta comunitária e um salão onde ocorrem diversas atividades, como o projeto social União do Morro, coordenado por Margarete Machado, além de reuniões de alcoólicos anônimos, feirinha de frutas e verduras e rodas de capoeira. Durante a visita, Elisa conversou com a presidente da associação, Mônica Aparecida de Paula Roque, que informou que o local precisa de várias obras para adequar as atividades e que recentemente um empresário do bairro ajudou com a reforma dos banheiros.
Para a ação do RenovaBR dia 5, Lopes ainda busca recursos para a troca dos vidros quebrados das janelas, pintura interna e externa do local e a elaboração de um Plano Estratégico para a Central da Solidariedade. O objetivo é ampliar a participação da entidade nas principais ações sociais de Lafaiete, mapeando e conectando ongs, pessoas necessitadas, doadores e voluntários. Com uma base de dados consolidada, afirma Elisa, será possível compreender os principais pontos de vulnerabilidade social e fornecer subsídios para a criação de políticas públicas. A Central da Solidariedade já atua na cidade há 23 anos e é uma instituição focada em solucionar ou amenizar questões de ordem social. Interessados em ajudar nas duas ações são bem vindas e podem entrar em contato pelo whatsApp (31) 98865.1314.
Saiba mais sobre o RenovaBR
O RenovaBR é uma iniciativa que nasceu na sociedade civil, com o objetivo de preparar novas lideranças para entrar para a política. Não se define como um partido político ou apenas um movimento, mas como uma iniciativa de formação de lideranças e de engajamento cívico. Pelo planejamento inicial, a ação teria início no dia 5 de outubro – mesma data em que alunos do RenovaBR coordenarão ações simultâneas em outras 444 cidades do país. A proposta visa a criar uma cultura empreendedora, proporcionando oficinas e atividades voltadas ao empreendedorismo. No projeto, não haveria uso de dinheiro público.