25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Viação Presidente ouve a comunidade e muda rota para atender cadeirante


Divulgação

Jornal Correio
[email protected]

Publicado em: 27/12/2019 - 10:06

Algumas atitudes fazem a diferença na vida das pessoas, mas para tomá-las, é preciso ouvir. E é exatamente por isso que a Presidente está iniciando uma nova fase. Na sexta, 13 de dezembro, foi inaugurado um novo abrigo de ônibus no bairro Arcádia. A mudança, que parece simples, vai fazer muita diferença na vida dos moradores da rua João Cunha, em especial, para Edcarlos Martiniano Rosa, de 33 anos. Morador do bairro há 10 anos, ele precisava se deslocar por 1km, de cadeira de rodas, debaixo da chuva ou do sol, para tomar o coletivo no bairro vizinho.
Com a mudança, o transporte agora está na porta de casa: “Sempre utilizei o transporte público para me deslocar da minha casa até o ponto do outro bairro. Além de ser um trecho longo, não havia calçamento e passeios, mas sobravam buracos. Então, pedi ao vereador Carlos Nem para ver a possibilidade de fazer essa mudança, para que pudesse ficar melhor para eu sair de casa. Ele fez esse pedido e a Presidente nos atendeu. Agora, para mim, está maravilhoso, só tenho a agradecer”, conta.
Diretor da nova Presidente, o lafaietense Marcos Antônio de Paula afirma que a ideia é instaurar no município de Lafaiete um novo conceito de transporte, que vai aproximar as pessoas da empresa, humanizado, olhando para toda a comunidade e, principalmente, para pessoas com necessidades especiais, como o Edcarlos. “Chegando para gente essas demandas, vamos analisar caso a caso. Evidentemente que não poderemos atender de porta em porta todas as pessoas, mas o que pudermos fazer para reduzir o impacto para essas pessoas, vamos fazer. Essas demandas podem ser encaminhadas por meio da nossa Ouvidoria, que está no site da empresa. Todos podem enviar”, afirma.
Assim como o Arcádia, outros pontos da cidade estão recebendo abrigos em uma parceria com a agência de publicidade Mágica. A empresa também tem trabalhado para resolver gargalos antigos, como o atraso no cumprimento do itinerário: “Estamos fazendo um estudo de logística para que a gente possa fazer um quadro de horários e divulgar, de tal forma que tenhamos uma precisão e os passageiros possam contar com esse horário. Po­rém, nós pedimos a compreensão de todos, principalmente neste período natalino. Es­tamos solucionando, aos poucos, os problemas, dispostos a ouvir sugestões e reclamações. Eu também sou lafaietense e digo aos munícipes que o que pudermos fazer para melhorar e aproximar as pessoas, nós vamos fazer”, finaliza.
Uma das maneiras encontradas para aproximar e otimizar a comunicação conta com a participação da comunidade, conforme revela a motorista da linha Museu/Arcádia Luciane Pereira Babosa: “Um dos diferenciais dessa linha é que temos um grupo no WhatsApp, com motoristas e passageiros, por onde circulam todas as informações do percurso, o que acontece no trajeto. Os próprios usuários informam se o trânsito está agarrado, os horários, onde o ônibus está passando no momento e até mesmo sobre objetos esquecidos no ônibus. Foi uma inciativa dos passageiros que deu certo; o grupo interage bastante”, conta.

Avaliação positiva

Para o prefeito de Lafaiete, Mário Marcus Leão Dutra (DEM), os primeiros meses de trabalho da nova administração da Presidente têm sido positivos: “Quando assumimos, vimos uma grande insatisfação da população - e realmente com razão. Queixavam-se da frota de ônibus, totalmente sucateada, de horários não sendo respeitados, de uma grande necessidade de ampliação dos itinerários para atender ao crescimento da cidade. Desde o início, cobramos incansavelmente as melhorias da Presidente. Cobramos tanto, aliás, que os antigos proprietários venderam a empresa”, pontua.
O chefe do Executivo revelou que a administração estava disposta a fazer uma nova licitação, tirando a empresa de Lafaiete e trazendo outra. “Mas com a venda da empresa, os novos proprietários nos procuraram, mostra a sua intenção de promover as melhorias e isso tem acontecido. Temos presenciado já uma melhorias e hoje o diálogo é aberto com a Viação Presidente, com o objetivo de levar até ela as demandas da população. A expectativa, não só minha, mas de toda população, é que essas mudanças continuem”, finaliza.

Mais notícias

Vídeos