25º
Cons. Lafaiete

Saúde

Lafaiete estrutura rede de saúde para assistência aos pacientes de coronavírus


Divulgação

Jornal Correio
[email protected]

Publicado em: 02/04/2020 - 12:43

Em continuidade ao enfrentamento ao coronavírus a secretaria de Saúde está se empenhado para melhor estruturar a rede hospitalar já existente no município, a fim de agilizar o processo de implantação de áreas específicas de atendimento.

Junto ao Governo do Estado, a pasta está credenciando a solicitação de implantação de mais salas vermelhas, leitos de UTI, respiradores e equipamentos para as unidades de saúde da cidade, hospitais e Policlínica Municipal. Atualmente o município conta com 17 respiradores instalados e 9 leitos de UTI.

Para a criação do Hospital de Campanha, o município negociou com a direção do Hospital São Camilo para assumir com equipe própria suas instalações, onde serão disponibilizados 60 leitos para atendimento exclusivo aos pacientes contaminados com Coronavirus que necessitem de internação hospitalar. A prefeitura fará adaptações e realizará a reforma do telhado do prédio.

O atendimento que hoje é feito pelo Hospital São Camilo não será paralisado, mas passará a funcionar temporariamente em uma ala no prédio do Hospital Queluz que não está sendo utilizada. Não haverá nenhum prejuízo do atendimento para as duas unidades hospitalares.


De acordo com o prefeito Mário Marcus “considerando a agilidade e economia para as adequações dentre as várias possibilidades analisadas, o município entendeu ser esta a medida mais viável na busca de uma instalação que possibilitasse um atendimento mais eficiente, considerando a estrutura hospitalar existente, inclusive com canalização de oxigênio, uma sala vermelha, além de outros recursos já disponíveis, possibilitando, inclusive, a instalação de leitos de terapia intensiva no local, o que já vem sendo negociado pela Secretaria de Saúde junto ao Estado”.

Ele informou ainda que outros equipamentos e respiradores necessários para o atendimento no local também estão sendo providenciados pela secretaria de Saúde. Segundo a pasta, caso necessário, leitos de UTI, do Hospital e Maternidade São José serão cedidos para o tratamento de casos graves.


A Policlínica Municipal também passou por reforma e hoje possui uma nova ala no pavimento térreo, isolada das demais instalações, que será destinada à assistência aos pacientes suspeitos e contaminados pelo coronavírus, inclusive com uma sala vermelha equipada com respirador e leitos para atendimento à pacientes em estado mais grave. Porém, se a situação se agravar, as demais dependências da Policlínica Municipal também poderão ser utilizadas para este fim ampliando a rede que passará a contar com aproximadamente 100 leitos para este atendimento. Para auxiliar no diagnóstico, a secretaria de Saúde está adquirindo 1.000 kits de testes rápidos para atender uma demanda inicial.

 

Outras ações

Sendo necessários mais recursos para a saúde e acreditando no valor das parcerias, a administração municipal está solicitando às empresas da região, como Vale, Gerdau, MRS, CSN entre outras, a doação de equipamentos e insumos, tais como, respiradores, álcool gel, máscaras, kits para testes rápidos e outros necessários para este enfrentamento.
Além disso, a administração municipal está em tratativas com o Ministério Público do Trabalho, onde solicitou a alteração de objeto de um TAC firmado com a Gerdau, com o objetivo de destinar recursos para que o município invista em ações de enfrentamento ao conoravírus.


O prefeito Mário Marcus ressalta que muitas outras ações e providências estão sendo analisadas pela administração municipal, secretaria de Saúde e Comitê de Enfrentamento. “Vamos continuar acompanhando a evolução dos casos mantendo o diálogo com representantes do comércio e outros segmentos, estruturando nosso sistema de saúde e tomando sempre com muita prudência e responsabilidade todas as medidas necessárias para este enfrentamento a fim de preservar a saúde de nossa população”, concluiu.

 

Confira o vídeo, na íntegra:

Mais notícias

Vídeos