25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Dicas para combater o desconforto na quarentena


Divulgação

Jornal Correio
[email protected]

Publicado em: 16/04/2020 - 11:33

Aí está a Covid-19. E o que você tem feito? Qual a sua parcela de contribuição para que a disseminação do Coronavírus seja reduzida ou nem aconteça em sua comunidade? Pode parecer chato e até incomodar a algumas pessoas, mas nós vamos continuar insistindo: não ‘baixe a guarda’, continue fazendo parte da turma do bem, da equipe de combate, incentivando a quem está na linha de frente e ‘ficando em casa’. Alguns preferiram o lazer, a busca pelo ‘quem vai pagar minhas contas’ e encontraram o caminho sem volta. Mas não se trata de uma escolha pessoal. Sua escolha pode causar danos irreversíveis à sua família e à sua comunidade.

Vários segmentos estão sendo chamados a dar orientações, indicar caminhos e diminuir a ação desta pandemia no nosso dia a dia. Nesta matéria, apresentaremos um tema interessante que vale não só para este momento de pandemia, mas também para os dias que virão.

No Jornal 98 apresentado pela Rádio CIDADE 98FM, a fisioterapeuta Rafaela Barreto deu dicas importantíssimas que poderão diminuir o desconforto e as dores que, por ventura, surgirão neste período de confinamento, mas que normalmente estão presentes também no dia a dia de todos nós. Um problema que não escolhe faixa etária, mas afeta principalmente os operacionais.

Rafaela Barreto é formada na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, onde reside e tem sua clínica. Fisioterapeuta especialista em ortopedia e traumatologia, em pilates, osteopatia, posturologia, RPG  e terapias manuais, ela passou seis dicas para minimizar este momento de isolamento.

“Estamos vivendo um momento inédito de quarentena e a ideia é diminuir o desconforto e as dores que eventualmente ocorrem em nossa coluna”, disse Rafaela, que destacou também: “Essas dores podem acontecer em todas as pessoas e em todas as faixas etárias, desde adolescentes, adultos, idosos, gestantes... e se devem principalmente a hábitos posturais incorretos e esforços repetitivos, ao sedentarismo e ao sobrepeso”.

“O que seriam hábitos posturais? São hábitos que adotamos no cotidiano, a forma como permanecemos sentados ou deitados, a posição de nossa cabeça, por exemplo, ao usar do celular. Esses hábitos são causadores ou aumentam as dores na nossa coluna.

Segundo o IBGE, as dores de coluna são a condição de saúde mais prevalente no Brasil e 84% das pessoas as sentem em algum momento de suas vidas. “E este é um número bem importante que precisamos levar em conta neste momento de confinamento; de isolamento”, enfatizou Rafaela Barreto.

“Outro dado importante a ser mencionado é sobre o peso da nossa cabeça. Nossa cabeça pesa 6kg em alinhamento, as orelhas na direção dos ombros. Ao projetá-la para frente ao usar o celular, por exemplo, este peso vai aumentando gradativamente podendo chegar a 27kg.  E o efeito desta projeção é muito grande, é muito nocivo e a dor que gera tem que ser levada em consideração”, destacou a fisioterapeuta.

Rafaela Barreto explicou, então, seis dicas posturais, que vão ajudar as pessoas no seu dia a dia.

1ª. Dica – Organize sua casa e o seu ambiente.

Organize-os para que sejam o mais ergonômico possível, para que a TV fique na altura correta de seus olhos, para que você se sente corretamente, para que você apoie seu ante braço ao usar o computador, que sua cabeça fique alinhada ao usar o celular. Então, organize sua casa e seu ambiente, principalmente se seu ambiente de trabalho for a sua casa.

2ª. Dica – Tome cuidado com os vícios posturais e os gestos repetitivos.

Esta segunda dica reforça a primeira: hábitos cotidianos repetitivos, como a postura ao ver TV, ao usar o telefone (inclusive o fixo), a forma de se sentar... tudo contribui para o desequilíbrio muscular, causa da má postura e, consequentemente, gera dores.

3ª. Dica - Sente-se corretamente.

Sente-se sempre sobre o quadril e nunca sobre a coluna. Veja se você está sentado sobre os ossinhos do quadril. A gente tem um de cada lado. Quando a gente se senta sobre os ‘ísquios’ (é o nome destes ossos), a nossa coluna lombar consegue manter a curvatura fisiológica e isso faz com que alivie a pressão sobre nossos ísquios.

4ª. Dica – Ganhe da ação da gravidade

Pense sempre que existe um fio preso no topo da sua cabeça e que este fio está te puxando, te tracionando para cima, para que você fique ereto, com uma boa postura, alinhado ao escrever, ver TV ou falar ao telefone.

5ª. Dica – Não passe muito tempo na mesma posição

A recomendação ergonômica em relação ao trabalho é de que seja feita uma pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados. A cada 50 minutos numa posição na sua atividade do dia a dia, fique 10 minutos em outra posição; isto é muito válido. Se ficou sentado por 50 minutos, levante-se e ande pela casa por 10 minutos, mexa-se. A mesma coisa vale para o computador, o celular... para tudo.

6ª. Dica – Faça exercícios físicos.

Os exercícios físicos te tornam mais forte, mais móvel, mais disposto e com eles você vai ter uma facilidade muito maior de manter uma boa postura. Observamos, então, que a postura, a organização, o jeito de se acomodar na cadeira ou no sofá, como usamos o telefone, tudo é muito importante, mas que tudo parte de um princípio básico, que é a necessidade de fazer uma atividade física. Tudo fica mais fácil e, além disso, faz um bem danado à saúde mental. Escolha uma que você goste e se livre das dores.

Faça contato, conheça mais sobre o trabalho da Rafaela Barreto pela internet: [email protected], @rafaelabarretooo ou @posturartepilatesfloripa.  (Amauri Machado)

Mais notícias

Vídeos