25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Com R$ 415 mil da Gerdau, Adecol compra 176 computadores para CL


Divulgação

Jornal Correio
[email protected]

Publicado em: 07/07/2020 - 11:29

 

O sistema de saúde de Lafaiete deu um importante passo rumo à qualidade do atendimento para pacientes do SUS. Apli­cando R$415 mil em recursos originados de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Gerdau, o Ministério Público do Tra­ba­lho e a Prefeitura de Lafaiete, a Agência para o Desenvolvimento de Conselheiro Lafaiete (Adecol) intermediou a compra de computadores para a Secretaria Municipal de Saúde, que tornarão possível a implantação do prontuário eletrônico de pacientes, facilitando o arquivamento de informações e agilizando o atendimento aos usuários.


De acordo com a Adecol, a Se­cre­taria de Saúde encaminhou um projeto detalhando as necessidades do município quanto à aquisição de computadores, estabilizadores e notebooks. Pela proposta inicial, seriam 55 computadores All in One, 55 estabilizadores e 85 notebooks, todos com uma configuração mínima a ser res­peitada. “A Adecol prestou um excelente trabalho, procurando melhores formas para realização da compra, levantando diversos orçamentos para garantir o melhor preço com produtos de qualidade e empresas renomadas para realização da compra. Depois de muito trabalho, conseguimos um melhor valor, comprando 55 computadores, 55 estabili­za­dores e 121 notebooks (36 equipamentos a mais do que o estimado no projeto)”, pontua.


O negócio foi fechado em fevereiro e, em março, os equipamentos foram entregues à Secretaria, para serem distribuídos em todas as unidades de saúde do município. O prontuário eletrônico será implantado, aos poucos, em todas as unidades. “A Gerdau é parceira da Adecol desde a sua fundação e vem demandando diversos projetos para execução e administração da Agência. Todo o processo é feito de forma transparente, buscando sempre o melhor custo benefício, e de todo o recurso recebido, a Adecol apresenta uma prestação de contas para aprovação da Gerdau e Ministério Público”, acrescenta a Adecol.

Saiba mais

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma tecnologia utilizada em instituições de saúde para o registro, armazenamento e controle digital das informações dos pacientes. Com a ferramenta, é possível reduzir erros, otimizar recursos, ampliar a segurança e aperfeiçoar o atendimento nas clínicas e demais organizações médicas. O PEP permite o acesso simultâneo às informações por vários profissionais de saúde. De forma interdisciplinar, é no PEP que fica armazenado o histórico clínico, exames, diagnósticos e tratamentos do paciente.


Esse tipo de sistema beneficia tanto os médicos, que tornam seu atendimento mais preciso, quanto aos pacientes, que não precisam repetir exames feitos recentemente e nem responder às mesmas perguntas diversas vezes. Quando tudo é feito em papel, como é o caso do sistema público de Lafaiete e centenas de outras cidades, cada médico precisa fazer individualmente sua avaliação e pedir novos exames, o que torna o atendimento mais lento e mais caro. Há também riscos de perda dos arquivos físicos e as dificuldades na transmissão de informações entre as áreas.

Mais notícias

Vídeos