Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Projeto Garoto Cidadão, da Fundação CSN, realiza lives sobre importância da cultura para protagonismo juvenil
Divulgação
Publicado em: 21/07/2020 - 19:19
Você já parou para pensar como conheceu os seus direitos? Nesta semana, os educandos do Garoto Cidadão irão contar como a cultura foi decisiva para que eles ficassem cientes sobre os seus direitos como cidadãos. Ao lado de especialistas de diversas áreas, os jovens do projeto sociocultural da Fundação CSN participarão de três mesas do VII Simpósio Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, evento online em celebração aos 30 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
“A cultura estimula todas as potencialidades criativas da criança e do adolescente, por isso é um direito muito importante. Ela constrói um lugar que melhora a estima, ajuda o jovem a se posicionar, se entender como sujeito e a brilhar, seja na dança, da música, artes visuais e outras linguagens”, avalia Fábio Silvestre, gerente de projetos da Fundação CSN. Ele participará, no dia 23 de julho, de uma live sobre a importância da cultura para o protagonismo infanto-juvenil com Gustavo Gomes de Oliveira Ferreira, educando do Garoto Cidadão em Volta Redonda (RJ), e William Boudakian de Oliveira, diretor executivo do Instituto Barrichello.
Ana Paula Semião Souza, ex-educanda e atual produtora cultural do Garoto Cidadão, comenta nesta terça (21) com o promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, Dr. Dadid Kerber de Aguiar, o que tem sido feito a partir da cultura para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Lucia Fonseca de Toledo, psicóloga e supervisora de Projetos da Fundação CSN, trará luz sobre as ações culturais realizadas pelo Garoto Cidadão no dia 18 de maio em alusão ao tema.
Na próxima segunda, 27 de julho, será a vez de Layene Gonçalves, educanda do Garoto Cidadão Congonhas (MG), contar como o direito à cultura tem influenciado sua jornada. Jerá Guarani, líder feminina da aldeia Tenondé Porã, localizada em Parelhereiros, em São Paulo (SP), e Antonio Eleilson Leite, coordenador da área de Cultura na Ação Educativa, também estarão presentes na conversa.
As três mesas de bate-papo serão transmitidas pelo Facebook e YouTube. Além da participação dos educandos e educandas durante as lives, todas as noites o simpósio também está transmitindo vídeos e produções culturais realizadas pelo Projeto Garoto Cidadão e Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda (RJ).
O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural de desenvolvimento humano, que proporciona a transformação por meio da cultura para 2.300 crianças e adolescentes. Atua em seis municípios em que a CSN conta com unidades de negócio: Volta Redonda e Itaguaí (RJ), Araucária (PR), Congonhas e Arcos (MG), e São Paulo (SP), na região de Heliópolis. É um projeto produzido por muitas mãos, realizado pela Fundação CSN em parceria com as prefeituras das cidades onde está inserido, patrocínio master da CSN e também de outras empresas.
O VII Simpósio Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes é realizado pela K&M Consultoria em Políticas Públicas e Direitos Humanos e Associação de Ex-Conselheiros e Conselheiros da Infância, em parceria com Alicerce Educação e Fundação CSN.
Serviço
Facebook: facebook.com/SimposioSGD/
Youtube: youtube.com/c/MarceloNascimentodh
Dia 21/07 às 20h
Tema: Combate a Exploração Sexual de crianças e adolescente por meio da cultura;
Ana Paula Semião Souza, produtora cultural no Garoto Cidadão, onde foi educanda.
Dr. David Kerber de Aguiar, Promotor de Justiça no Ministério Público do Paraná
Lucia Fonseca de Toledo, psicóloga e supervisora de projetos da Fundação CSN.
Dia 23/07 às 20h
Tema: Protagonismo infanto-juvenil
Fábio Silvestre, gerente de projetos da Fundação CSN.
Gustavo Gomes de Oliveira Ferreira, ex-educando do Garoto Cidadão.
João Vitor Sandoval, aluno do Grupo de Referência do Projeto Guri em Piracicaba
William Boudakian de Oliveira, diretor executivo do Instituto Barrichello.
Dia 27/07 às 20h
Tema: Direito à cultura
Antonio Eleilson Leite, coordenador da Área de Cultura na Ação Educativa
Jerá Guarani, da etnia guarani mbya, é uma das lideranças femininas da aldeia Tenondé Porã
Layene Gonçalves, educanda do projeto Garoto Cidadão
Sobre a Fundação CSN
A Fundação CSN executa as ações de responsabilidade social do Grupo CSN e tem o compromisso de transformar vidas e comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural.
Atua a partir de recursos gerados com a administração de ativos de propriedade da CSN, como o Hotel-escola Bela Vista, em Volta Redonda (RJ), e o Centro de Educação Tecnológica, em Congonhas (MG), e também conta com patrocínio de parceiros através de leis de incentivo fiscal.
Realiza projetos de execução direta em educação e cultura nas principais cidades onde a CSN tem unidades de negócio. Entre eles, o Garoto Cidadão, Capacitar Hotelaria e Serviços, Ganhar o Mundo, Programa Jovem Aprendiz e PEA (Programa de Educação Ambiental).
Ainda dá suporte à CSN com a curadoria, seleção e acompanhamento técnico de projetos de entidades terceiras que recebem patrocínio da Companhia através de leis de incentivo fiscal, ampliando assim sua atuação social. Em 2019, foram aportados aproximadamente R$30 milhões para 72 projetos nas áreas da cultura, educação, esporte, saúde, criança e adolescente e idoso.