25º
Cons. Lafaiete

Anastasia anuncia linha de financiamento do BDMG para agricultores prejudicados pelas chuvas


Divulgação



Publicado em: 30/01/2012 - 19:21

Para Anastasia um dos pontos a se destacar é a prontidão com que o pleito de entidades como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) foi atendido pelo BDMG, levando ajuda emergencial àqueles que tiveram suas propriedades atingidas por enchentes e deslizamentos.
“Buscamos dar uma resposta rápida e efetiva à comunidade rural que tenha sido flagelada pelas chuvas, estendendo a ela o apoio que temos levado às áreas urbanas na mesma situação. Verificamos, nas visitas feitas, a devastação de plantações e as pessoas à mercê das intempéries. Então, nada mais correto que haja o suporte e o socorro imediato do Estado”, afirmou o governador.
O BDMG Campo Solidário foi idealizado com apoio da Faemg e da Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais (Sicoob) - Central Crediminas.
De acordo com o presidente do BDMG, Matheus Carvalho, a presença do Sicoob traz um fator essencial para facilitar o acesso dos produtores às linhas de crédito disponibilizadas, a descentralização. Dessa forma, não será necessário o deslocamento dos agricultores à sede do banco para solicitar o empréstimo.
“A identificação dos produtores que tiveram prejuízos e as respectivas demandas ficará a cargo das cooperativas de crédito ligadas à Sicoob que atuam nos municípios. Elas receberão as solicitações dos agricultores e as consolidarão, juntamente com a documentação necessária, antes de encaminhá-las ao BDMG para análise e liberação do crédito”, explicou Carvalho.
A solicitação do financiamento será feita por meio do site do BDMG. Cada produtor poderá solicitar financiamentos de até R$ 15 mil, com prazo de pagamento de 36 meses, incluindo seis meses de carência, e juros anuais de 6,75%.
O presidente da Faemg, Roberto Simões, citou, entre os mais prejudicados pelas chuvas em Minas Gerais, os produtores de leite, suinocultores, produtores de hortifrutigranjeiros, hortaliças e produções maiores, como a de grãos. Para ele, a linha de crédito lançada pelo BDMG será fundamental para que as pessoas possam dar continuidade à sua rotina.
“Em um momento como esse, muitas pessoas ficam atordoadas, sem saber o que fazer. Esse socorro que o Governo está dando é fundamental para que os agricultores equacionem seus problemas emergenciais para que possam se reposicionar sobre uma estrutura mínima, poder trabalhar de novo e reconstruir aquilo que foi perdido”, agradeceu Simões.
Roberto Simões assinou o termo de cooperação, juntamente com o governador Anastasia, o presidente do BDMG, o diretor superintendente do Sicoob Central Crediminas, Élson Rocha Justino, e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento. Também estiveram presentes à solenidade o secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, e o presidente do Conselho de Administração do BDMG, Paulo Paiva.
Fundese Solidário
O BDMG já havia lançado, no dia 6 de janeiro, linhas especiais de financiamento para micro e pequenas empresas e cooperativas de municípios atingidos pelas chuvas, o Fundese Solidário. O Decreto 45.892, criando o Fundese Solidário, foi publicado em 11 de janeiro de 2012.
Até a última sexta-feira (27), 48 empresas já haviam enviado solicitação de créditopor meio do sitedo BDMG, com valor que ultrapassa R$ 3 milhões.
Desde o dia 16, o BDMG vem promovendo a Caravana Solidária, para apresentar o Fundese Solidário aos empreendedores do interior de Minas. A ideia é aliar o Campo Solidário à caravana para levar aos produtores rurais as informações para obtenção dos financiamentos.

Fonte: Agência Minas

Mais notícias

Vídeos