25º
Cons. Lafaiete

Gagé terá novo acesso provisório à 040


Divulgação



Publicado em: 07/02/2012 - 16:31

O novo acesso provisório também fará a diferença para empresas que funcionam no bairro, como a Siderúrgica Gagé e IGL, que tiveram sua produção prejudicada devido a falta de acesso.
Os trabalhos começaram na terça-feira, dia 24, e devem ser concluídos em poucos dias. Segundo o secretário municipal de Obras, Luiz Carlos Godoy, o acesso foi aberto em paralelo à antiga ponte. “Vamos forrar todo o fundo desta parte alagada com pedras grandes. Depois, colocaremos algumas camadas com pedras menores e, por último, vamos colocar escória, terra e fazer a compactação da estrada”, detalhou.
A passagem está sendo feita em parceria pelas empresas Siderúrgica Gagé, Staf, Transmaia e IGL Granitos, com a assessoria técnica e equipamentos da Prefeitura de Lafaiete. De acordo com a Prefeitura, o acesso é provisório e será usado até que seja concluída a construção da nova ponte. O projeto já estaria em processo de elaboração e deve ser enviado para a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas para aprovação.
Os moradores de Gagé estão acompanhando as obras. “Estamos passando por um momento difícil devido às chuvas e esse acesso vai ser de grande benéfico para todos nós”, disse Getúlio das Dores Moreira, morador de Gagé há 48 anos. Dona Izabel Moreira Gonzaga, moradora do Gagé desde criança, se disse aliviada. “O meu medo era não conseguir sair daqui em uma emergência. Agora estou mais tranquila, porque teremos acesso garantido à cidade”.

Entenda o caso - Em 14 de dezembro de 2008, ainda na gestão do ex-prefeito Júlio Barros (PT), a antiga ponte do bairro foi levada pelas chuvas. A estrutura já havia sido comprometida pela obra inacabada de um anel rodoviário que deveria passar pelo bairro, cedeu, deixando ilhados moradores, estudantes e trabalhadores. Dias depois, o prefeito José Milton (PSDB), que havia sido empossado no dia 1° de fevereiro de 2009, chegou a informar que havia conseguido a liberação de R$ 400 mil para a construção de uma nova ponte e que a hora seria licitada.
Provisoriamente, foi construído um novo acesso, que tinha em sua base dois tubulões de metal. Essa estrutura provisória foi comprometida nas chuvas de janeiro deste ano. Sem conseguir dar vazão a toda a água do rio, esses acabaram por funcionar como uma represa, agravando o alagamento em parte do bairro conhecida como Vila Vitória. Em alguns minutos, o acesso provisório rompeu, voltando a deixar sem acesso a BR 040 a mesma população atingida em dezembro de 2008. Atualmente, a comunidade cobra a construção de uma nova ponte, capaz de suportar o trânsito intenso de veículos e de restabelecer a segurança para pedestres e motoristas.

 

Mais notícias

Vídeos