Mais Lidas
Leia Mais
Região
Ouro Branco regride para Onda Vermelha no Minas Consciente
Divulgação
Publicado em: 02/01/2021 - 11:57
A prefeitura de Ouro Branco confirmou o retorno do município para a Onda Vermelha do programa Minas Consciente. Agora, apenas o funcionamento de serviços essenciais estão permitidos.
Uma nota emitida pelo poder executivo municipal informa que a decisão foi tomada ainda no dia 17 de dezembro de 2020, quando a macrorregião de saúde centro-sul regrediu à Onda Vermelha do plano de retomada econômica de Minas Gerais em meio à pandemia. Porém, uma determinação do comitê estadual de enfrentamento ao COVID-19, permitiu que todas as atividades comerciais da Onda Amarela do programa estadual funcionassem em caráter excepcional até o dia 31 de dezembro de 2020.
Agora, estão autorizados a funcionar em Ouro Branco apenas as atividades comerciais essenciais indicadas na Onda Vermelha do Minas Consciente o que, inclui, dentre outras: supermercados, mercearias e afins, padarias, açougues e peixarias, hortifrutis, restaurantes e lanchonetes (fornecimento apenas por delivery ou retirada pelo cliente), bancos, postos de gasolina e venda de gás residencial, lojas de material de construção, farmácias, atividades veterinárias e venda de produtos ligados ao cuidado animal, atividades de profissionais da área da saúde, oficinas mecânicas e venda de peças e acessórios para veículos.
Ainda segundo o poder executivo de Ouro Branco, o atendimento presencial ao público estará suspenso na prefeitura municipal, mas o funcionamento interno será normal.
A análise acerca da possibilidade do avanço da onda Onda Vermelha, para a Onda Amarela é semanal e leva em consideração indicadores por macro e microrregião de saúde. Entre os índices, são analisados pela Secretaria de Estado de Saúde a taxa de incidência Covid-19, a taxa de ocupação de leitos UTI adulto e a taxa de ocupação por Covid-19.