25º
Cons. Lafaiete

Saúde

Conselheiro Lafaiete permanece na Onda Vermelha


Divulgação

Jornal Correio
[email protected]

Publicado em: 15/01/2021 - 18:42

 

O Prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus (DEM) editou um decreto nesta sexta-feira, 15 de janeiro, prorrogando a Onda Vermelha do programa Minas Consciente no município. A medida vai até o dia 23 de janeiro e mantém a restrição para o funcionamento de estabelecimentos considerados não-essenciais.

O decreto, que segue a recomendação do Comitê Macrorregional Centro Sul de combate à Covid-19, estabelece que “ficam autorizadas, no Município de Conselheiro, no período de 17/01/2021 a 23/01/2021, as atividades econômicas previstas na onda “vermelha” (serviços essenciais), de acordo com os protocolos sanitários estabelecidos pelo Governo de Minas Gerais”.

A motivação para o documento é “o aumento da disseminação e de casos de COVID-19, e a necessidade de redobrar cuidados visando evitar o colapso do sistema de saúde”. O objetivo do poder público é “o de reduzir a transmissão da doença, evitando impacto negativo na saúde da população, o Município de Conselheiro Lafaiete”.

O poder executivo lafaietense divulgou uma nota explicando o decreto, onde afirma que “com os resultados obtidos e considerando a situação avaliada no momento, onde o cenário epidemiológico representa risco à saúde, podendo causar colapso na rede hospitalar instalada, a macrorregião de saúde, incluindo Conselheiro Lafaiete, permanecerá na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente, visando evitar o agravamento do quadro”.

Leia a nota da prefeitura de Conselheiro Lafaiete na íntegra:

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê Macrorregional de Enfrentamento Covi-19, informa que realizou nesta quinta-feira, 15/01, mais uma reunião da macrorregião de saúde com o objetivo de deliberar sobre as ações de enfrentamento ao Coronavirus para a semana subsequente, avaliando os indicadores epidemiológicos da Covid-19 dentro do quadro dos últimos dias, a confirmação do número de casos, a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI e o nível de isolamento social observado na região. 

Com os resultados obtidos e considerando a situação avaliada no momento, onde o cenário epidemiológico representa risco à saúde, podendo causar colapso na rede hospitalar instalada, a macrorregião de saúde, incluindo Conselheiro Lafaiete, permanecerá na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente, visando evitar o agravamento do quadro.

O grupo de trabalho da área da saúde do município e SRS/MG continuará realizando o monitoramento diário da situação e alerta para que os cuidados sejam redobrados. Orienta que a forma mais eficaz de prevenção ainda é o distanciamento social, evitar aglomerações e seguir os protocolos sanitários, como uso de máscara e higienização das mãos.

Mais notícias

Vídeos