Mais Lidas
Leia Mais
Saiba como ter dentes bonitos e saudáveis
Divulgação
Publicado em: 02/03/2012 - 12:44
Segundo o especialista, uma boa idade para começar o tratamento é, normalmente, entre sete e oito anos, mas a partir dos seis, os casos mais complexos podem começar a ser tratados. “Nesta fase a face da criança está em pleno desenvolvimento e a resposta ao tratamento é muito positiva. Este é também o momento ideal para corrigir hábitos viciosos como respiração oral, sucção digital e interposição lingual. A cooperação de um fonoaudiólogo pode ser muito útil. Quando há falta de espaços na dentição decídua (dentes de leite) certamente haverá também na dentição permanente”, esclarece.
Os vários tipos de aparelhos dentários dividem-se em duas categorias: móveis e fixos, inclusive estes últimos são conhecidos popularmente como “tijolinho”. Doutor Walter explica que os fixos são usados para tratamentos em longo prazo e os móveis para simples reajustes. “Prever o tempo de um tratamento ortodôntico é difícil, pois depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado, colaboração e idade do paciente. Um tempo médio é de 24 a 30 meses de tratamento”, observa.
Se você usa aparelho, já deve ter notado alguns desconfortos durante os ajustes, o que é normal de acordo com o especialista. Uma questão deve ser observada, com atenção, é a higiene bucal. “O aparelho ortodôntico permite uma retenção maior de placa bacteriana, portanto é preciso fazer uma escovação correta dos dentes e do aparelho (pelo menos quatro vezes ao dia), complementar com o uso de fio dental, que pode ser utilizado com o auxílio do passa fio, e realizar a limpeza no consultório de acordo com a periodicidade estabelecida pelo ortodontista, geralmente de quatro em quatro meses. Os pacientes que não tomarem esses cuidados podem permitir o aparecimento de manchas e cáries durante o tratamento”, ressalta. Diminuir a quantidade de alimentos com alto teor de açúcar também é uma recomendação do especialista.
Alguns hábitos bucais podem interferir negativamente no crescimento e desenvolvimento das estruturas da boca e do rosto. Os mais nocivos, na opinião do doutor Walter, são o uso prolongado de chupeta e da mamadeira e a mania de chupar o dedo. O ortodontista aconselha as mães a procurarem um odontopediatra durante a gravidez fazendo o pré natal odontológico. “O profissional vai saber orientar sobre a necessidade ou não de dar chupeta, por exemplo, inclusive como e quando fazer a retirada sem provocar sofrimento para a criança e seus familiares. Assim como a chupeta, procure usar bicos ortodônticos nas mamadeiras e fazer trocas periódicas nos mesmos”, explica.
A Clínica Ortodôntica Doutor Walter Corrêa fica na avenida Telésforo Cândido de Rezende, 380, sala 501, Centro, no Mix Shopping. O telefone para contato é: (31) 3763-5455.