Mais Lidas
Leia Mais
Peixe: bom na quaresma e no ano todo
Divulgação
Publicado em: 09/03/2012 - 15:10
Devido ao seu alto valor nutritivo, os peixes deveriam ser incorporados à dieta, pelo menos, uma ou duas vezes por semana: “Porém, é preciso saber escolher uma forma de preparo saudável, devendo-se optar pelos assados, grelhados, cozidos ou ensopados. As frituras devem ser evitadas, pelo fato de serem mais calóricas. Além disso, o peixe requer cuidados. É um alimento de fácil deterioração. Na hora da compra, deve apresentar olhos e escamas brilhantes, guelras vermelhas, cheiro característico e a carne deve resistir à pressão dos dedos. O peixe precisa ser mantido sob refrigeração até a hora do preparo”, lembra.
A nutricionista reforça que os peixes integram a classe dos “alimentos construtores”, pelo alto teor de proteínas e minerais: “Por tudo isto, deve ser incorporado ao cardápio semanal, não só na quaresma. Possuem baixa quantidade de gorduras saturadas e alta concentração de gorduras saudáveis. O consumo de peixes constitui uma escolha adequada, também para aqueles que desejam manter uma alimentação equilibrada”, finaliza. O contado de Flávia Coelho é: [email protected].
Salmão com legumes:
Ingredientes: 1 salmão fresco, 1 limão, 1 chuchu,1 abobrinha ,2 cenouras, 2 xícaras de vagem picada, 1 cebola em rodelas, Caldo de legumes, Sal, Alho, Salsinha e cebolinha picadas. Preparo: Tempere o salmão com limão e sal e deixe de um dia para o outro. Pique os legumes em cubos, cozinhe-os no caldo de legumes. Forre uma assadeira com papel alumínio, coloque o salmão e disponha os legumes por cima. Acrescente as rodelas de cebola, a salsinha cebolinha e salpique o alho. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por volta de 15 minutos para assar. Sirva com arroz branco e salada de folhas verdes. Tempo de preparo: 30 minutos. Rende 4 porções.