25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Medicina no Canadá: sete coisas que você deve saber


Divulgação

Mauricio João Vieira Filho
[email protected]

Publicado em: 29/07/2021 - 10:42

 

O Canadá é um dos países mais populares para estudantes internacionais. Mais de 65 mil estrangeiros de 167 países estão matriculados nas universidades canadenses. Embora o sistema educacional canadense seja bastante aberto a estudantes internacionais, a admissão em medicina é limitada. Poucas faculdades de medicina aceitam estrangeiros e, quando o fazem, as vagas disponíveis são restritas.

Apesar deste desafio, é possível estudar medicina no Canadá como um estudante internacional. Aqui estão as sete coisas que você precisa saber para fazer isso com sucesso:

1. Em que idioma os programas médicos são ensinados no Canadá?

Os programas médicos canadenses são oferecidos em inglês ou francês. Universidades francófonas, como a Universidade de Montreal e a Universidade de Sherbrooke, têm seus currículos médicos em francês. A maioria das outras universidades ensina seus alunos em inglês. Então, você pode estudar medicina no Canadá em francês ou inglês. Uma exceção é a Universidade McGill, que oferece um currículo de inglês em seu campus em Montreal e um currículo de francês em sua filial em Outaouais, ambas as cidades estão na província de Quebec.

2. Você pode estudar medicina no Canadá como estudante internacional?

Sim, mas há apenas um número seleto de escolas médicas que aceitam estudantes internacionais. Estas incluem: Universidade Dalhousie; Universidade Laval; Universidade McGill; Universidade McMaster; Memorial University of Newfoundland; Queen’s University; Universidade de Montreal; Universidade de Sherbrooke e Universidade de Toronto.

Estas universidades têm vagas limitadas para candidatos de outras nacionalidades, com algumas oferecendo uma ou duas vagas, no máximo. Em alguns casos, mais vagas são fornecidas por uma escola médica em acordo com um determinado governo estrangeiro. A limitação se deve ao fato de a maioria das faculdades serem financiadas pelos governos provinciais. Como tal, eles priorizam seus residentes e canadenses de outras regiões.

3. Quais são os requisitos para estudar medicina no Canadá?

Os candidatos estrangeiros precisam ter um diploma de bacharelado equivalente a um curso de quatro anos no Canadá. Embora o bacharelado seja um requisito absoluto para estudar medicina no Canadá, o processo de inscrição pode ser iniciado durante o segundo ou terceiro ano de graduação do aluno. As escolas médicas canadenses também levam em consideração, para o processo de admissão, cartas de recomendação, entrevistas, trabalhos voluntários e a realização do Medical College Admission Teste (MCAT), aplicado várias vezes ao ano. As notas aceitas variam de acordo com a escola.

Os alunos internacionais também precisam comprovar sua proficiência em inglês, apresentando notas de aprovação nos exames CELPIP (Canadian English Language Proficiency Index Program); IELTS (International English Language Testing System); ou TEF (Test d’Évaluation de Français), para as regiões em que se fala o francês. Outro requisito específico para candidatos estrangeiros obterem o visto de estudante é comprovar recursos financeiros para custear os estudos no país.

4. Quantas escolas médicas existem no Canadá?

Existem 17 escolas médicas no Canadá. Saskatchewan, Nova Escócia, Newfoundland & Labrador, Manitoba e Colúmbia Britânica contam com uma faculdade de medicina cada; em Alberta existem duas; em Quebec são quatro; e em Ontário, seis escolas médicas.

5. Quais são os componentes do currículo médico no Canadá?

Em comparação com outros países, o Canadá não oferece um diploma de bacharel em medicina. Todos os alunos precisam terminar um programa de graduação de três ou quatro anos para entrar na faculdade de medicina. Algumas escolas, no entanto, podem admitir alunos que concluíram um programa de 2 anos (com 60 horas de crédito). O programa canadense de medicina geralmente dura 4 anos, exceto na Universidade McMaster e Universidade de Calgary, as quais oferecem um programa ininterrupto de 3 anos.

O currículo médico canadense cobre dois anos de estudos pré-clínicos. Estes abordam os fundamentos da medicina, incluindo anatomia, fisiologia e farmacologia, para citar alguns. Os próximos dois anos envolvem treinamento clínico, que é comumente conhecido como rotação. Como auxiliares médicos, os alunos estão dispersos em várias unidades hospitalares, onde são treinados e monitorados por médicos e residentes da equipe.

6. Quão difíceis são as escolas médicas canadenses?

Entrar em uma faculdade de medicina canadense já é difícil, dada a baixa taxa de admissão prevalecente. Mesmo com uma pontuação alta, não há garantia de que você poderá entrar na escola de sua escolha. Muitos médicos canadenses consideram o Exame de Qualificação do Conselho Médico do Canadá (MCCQE) outro grande obstáculo. Este teste, que é feito durante o último ano da faculdade de medicina, ajuda o Canadian Resident Matching Service (CaRMS) a designar o aluno para um programa de treinamento que ele pode seguir após a formatura.

7. O que é preciso para se tornar um médico licenciado no Canadá?

O caminho para o licenciamento começa no último ano do curso de medicina, onde os alunos fazem a primeira parte do MCCQE. Isso é feito para iniciar a residência. Após um ano de treinamento, o aluno precisará realizar a segunda parte do MCCQE. A aprovação confere ao aluno uma Licenciatura do Conselho Médico do Canadá. Depois disso, o novo médico tem a opção de concluir seu programa de residência e fazer o exame do conselho. Isso tornará o médico elegível para solicitar uma licença completa sob a autoridade regulatória médica de sua província ou território.

Mais notícias

Vídeos