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Ímã de chumbo que atrai: 5 maneiras que você deve usar
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Publicado em: 14/12/2021 - 18:49
O processo de geração de chumbo é um osso duro de roer. Como persuadir os usuários a deixar seus dados privados para fins de marketing e vendas? Por outro lado, são considerados uma das informações mais valiosas que uma empresa pode obter sobre um cliente no início de sua trajetória de compras.
Por outro lado, os usuários se acostumaram a ímãs de chumbo e muitas vezes compartilham seus endereços de e-mail de forma bastante perdulária, o que torna difícil para as empresas verificar sua qualidade.
A web está repleta de materiais gratuitos que você pode baixar fornecendo alguns de seus dados. Acontece que o material de interesse pode não trazer o número esperado de leads ou os novos contatos obtidos não atenderão à qualidade especificada.
Como sempre, "o diabo está nos detalhes", neste caso, na maneira como você gera leads. Nesta postagem, você aprenderá por que seus ímãs de chumbo podem não ser convertidos e como melhorar sua eficácia.
O que é um ímã de chumbo?
Ímãs de chumbo - ou seja, qualquer material gratuito que os usuários podem baixar ou usar em troca do fornecimento de algumas informações de contato. A maioria dos internautas sabe muito bem que dados como endereço de e-mail, nome, sobrenome, cargo ou número de telefone são muito valiosos para as empresas.
É graças a eles que as empresas podem traçar o perfil dos destinatários de seus conteúdos e construir relacionamentos com as partes interessadas, a fim de incentivá-los a utilizar serviços específicos ou a comprar os produtos oferecidos.
O objetivo do lead magnet é, portanto, despertar o interesse do usuário (inclusive potenciais clientes, parceiros ou destinatários do serviço) e convencê-los de que vale a pena deixar seus dados com o material. Como fazer? Sobre ele abaixo!
Exemplos e tipos de ímãs de chumbo
Os ímãs de chumbo podem assumir muitas formas diferentes. Vale a pena ajustá-lo ao seu setor (embora às vezes você possa escolher uma forma menos usada para se destacar da concorrência).
Em primeiro lugar, a forma do ímã de chumbo deve ser o mais acessível e fácil de entender possível para o seu cliente potencial. Aqui estão algumas sugestões:
- um guia ou um e-book;
- relatório;
- curso de e-mail;
- vídeo, por exemplo, demonstração;
- consulta gratuita;
- desconto ou ocasião especial;
- evento online, por exemplo, webinars ou conferências;
- amostras grátis;
- estudo de caso;
- questionários, testes;
- calculadoras online;
- apresentações;
- pacotes de ferramentas (em vários formatos);
- listas de verificação, calendários ou kits de inspiração.
Como convencer os usuários de que vale a pena baixar um ímã de chumbo?
Como o nome sugere, supõe-se que os ímãs de chumbo atraiam. Portanto, desperte o interesse, evite que os usuários passem indiferentes e pare sua visão enquanto rola a tela. Eles têm que atender às suas necessidades ou interesses.
Eles têm que carregar valor. Na hora de criar ímãs de chumbo, vale a pena não pensar neles como materiais gratuitos - sua função vai muito além das canetas gratuitas ou cartões coloridos com o logotipo da empresa.
O papel dos ímãs de chumbo:
- construir a posição de um especialista compartilhando uma certa parte do know-how da sua empresa;
- familiarizar clientes em potencial com sua empresa, incluindo os serviços ou produtos que ela oferece, de forma menos invasiva;
- convencer os assinantes da qualidade dos serviços ou produtos oferecidos;
- educar clientes em potencial e ajudá-los a entender como sua empresa funciona.
5 dicas sobre como melhorar a eficácia dos ímãs de chumbo
Vamos agora para aspectos mais técnicos que podem desempenhar um papel fundamental na qualidade e na quantidade de leads coletados. Aqui estão 5 dicas que o ajudarão a melhorar a eficácia de seus ímãs de chumbo:
1. Um design gráfico que agrada aos olhos!
Além do conteúdo valioso que você deseja transmitir aos usuários, a aparência do material não é menos importante. Ao criar um design gráfico para seu e-book, curso ou relatório (ou um ímã de chumbo em outra forma interessante):
Lembre-se de combinar cores
Mesmo se você planeja fazer experiências com cores modernas ou mais brilhantes, o ímã de chumbo deve se referir às cores usadas por sua empresa e facilmente associado a elas
Materiais diferentes
Se você planeja publicar materiais diferentes de vez em quando, concentre-se na consistência deles, para que aqueles que tiveram a oportunidade de baixar a primeira parte, com a qual ficaram muito felizes, reconheçam facilmente a próxima e baixem-na com a mesma boa vontade.
Distribuição
Ao planejar a distribuição do ímã de chumbo pela página de destino, certifique-se de que o conteúdo apresenta os benefícios do download do material e que a página de destino seja fácil de entender e contenha um CTA principal - por exemplo, "Baixe agora".
2. Mantenha-se em forma e escolha o caminho certo
Uma lista de verificação ou guia será uma forma atraente e compreensível para os destinatários? Talvez valha a pena transmitir essas informações de uma forma diferente, mais interessante e mais fácil de digerir.
Experimente um pouco como fazer com que seu conteúdo seja entregue, por exemplo, oferecendo um kit de ferramentas na forma de um curso por e-mail (uma ferramenta diferente a cada dia) em vez de um kit de ferramentas como um e-book.
A criatividade conta aqui! Você está em um setor menos criativo e a única coisa que vem à mente é um relatório de dados abrangente? Talvez então você possa apresentar esses dados na forma de uma apresentação interativa ou usá-los para construir uma calculadora online?
3. Exija apenas a quantidade de dados de que realmente precisa
Nome, sobrenome, e-mail, número de telefone, cargo, indústria, número do calçado masculino e talvez o nome do animal de estimação? Você precisa de tantas informações do destinatário neste estágio?
Muitas vezes, formulários muito longos desencorajam os usuários de preenchê-los, mesmo que o material pareça interessante. Se possível, limite seu formulário de coleta de leads a um ou no máximo três campos.
4. O comprimento é importante
Nem todas as informações ou dicas são adequadas para o ímã de chumbo. Alguns dados mais curtos ou simples de apresentar são melhor colocados, por exemplo, em um blog da empresa ou em uma mensagem de boletim informativo.
O material que deve servir como um ímã de chumbo e ser oferecido "por e-mail" ou outros dados deve explicar um assunto ou assunto mais complexo. Lembre-se que o que o usuário encontrar no seu material também será uma prova da sua empresa e é uma pena que ele tenha que gastar apenas alguns segundos nisso.
5. Pegue-os rapidamente!
Se o material que visa coletar leads oferece essa oportunidade, faça-o em um horário específico ou solicite que o usuário faça o download em um determinado momento.
Exemplo? Sugira que apenas X usuários terão acesso a ele ou que será possível obter o material na pré-estreia dentro de um determinado prazo. Motive seu público a agir agora, em vez de adiá-la.