Mais Lidas
Leia Mais
Semana Santa de Congonhas inova a cada ano para manter a tradição
Divulgação
Publicado em: 04/04/2012 - 20:09
Há cerca de 40 anos, as encenações seguem o padrão criado pelos padres redentoristas. Mas, sempre a organização da festa religiosa introduz alguma novidade, com o objetivo de prender a atenção dos fieis. Algumas das inovações baseiam-se na Campanha da Fraternidade. Em 2012, "Fraternidade e Saúde Pública – que a saúde se difunda sobre a terra" ganha vida na cena da cura de um paralítico, levado a Jesus, na Quinta-Feira Santa.
Outra novidade será a encenação da Sexta-Feira da Paixão, que começará em uma igreja e terminará em outra. A noite começa com a Condenação, Paixão e Morte de Cristo na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (situada no Santuário de mesmo nome tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial). Em seguida, as cerca de 20 mil pessoas acompanham o Sermão do Descentimento da Cruz e participam da procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, situada do outro lado do vale do Rio Maranhão, que corta a cidade.
Algumas das inovações incorporadas à celebração tornam-se tradicionais também, e quando são retiradas, a população reclama. Um exemplo, segundo um dos responsáveis pela direção cênica, José Felix Junqueira (o Zezeca), é a Canção do Êxodo (Ernest Gold / Pat Boone).”Ano a ano temos de tocar pelo menos um trecho dessa música na Sexta-feira Santa”, lembra.
A direção teatral resolveu reduzir, já em 2011, o número de pessoas que entram em cena para, no máximo, 80 atores e 200 figurantes. O objetivo é tornar mais coesa a dramatização. Todo o figurino foi renovado também no ano passado, mas recebeu alguns cuidados este ano.
Algumas cenas foram transferidas da Basílica para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, para valorizar aquele templo religioso e facilitar o acesso dos fieis, devido às obras de requalificação na área central de Congonhas, que limitam o tráfego até a região do Santuário.
Apesar de fazer parte das encenações e procissões, a Guarda Romana e outros soldados contribuem de verdade com a Guarda Municipal e com a PM na proteção dos andores e na segurança das pessoas. Parte do trajeto das procissões recebeu reforço na iluminação.
Sermão da Montanha
Também com apoio da Prefeitura, a Igreja do Evangelho Quadrangular, associada a outras igrejas evangélicas, realiza o Grande Sermão da Montanha, na quinta-feira, 5, na Romaria, com pregações e shows de música Gospel, a partir das 19h 30. A entrada custa 1 quilo de alimento não perecível e dá direito a participação no sorteio de brindes.