25º
Cons. Lafaiete

Região

Aumento das contaminações de Covid-19 e Influenza em Congonhas e região pede atenção da população para a retomada das medidas sanitárias


Divulgação

Natália Coelho
[email protected]

Publicado em: 20/01/2022 - 10:13

 

Como já havia sido previsto pelas autoridades sanitárias, com a chegada das novas variantes do novo coronavírus e o relaxamento de parte da população quanto às medidas de biossegurança, as contaminações aumentaram em Congonhas, juntamente com as hospitalizações de pessoas confirmadas com a Covid-19. Soma-se a isto a nova variante do vírus Influenza H3N2, que tem provocado o aumento de casos de síndrome gripal na população.

Evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência ou higienizar com álcool 70%, o uso correto da máscara facial (cobrindo boca e nariz), além de não dividir utensílios (como copos e talheres), são medidas simples que auxiliam na proteção e evita o contágio.

A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas, juntamente com os técnicos do Comitê de Operações Especiais – COE, informam que, se a população continuar relaxada quanto as medidas de biossegurança, haverá recomendação para que o Município regrida para situações em que restrições mais severas sejam aplicadas quanto a circulação e permanência de pessoas em espaços fechados e abertos, bem como os horários e procedimentos de funcionamento de comércios, como o que ocorre na onda vermelha do programa estadual Minas Consciente.

Servidores da Prefeitura continuam com as fiscalizações, mas é hora, mais uma vez, de toda população fazer sua parte, pois, como Congonhas é uma microrregião de Saúde, os serviços também ficam disponíveis para outras cidades, o que pode estrangular ainda mais o sistema de Saúde pública. Assim, fica também o alerta para a população das cidades vizinhas. O alerta também vale para a indústria e comércio local, bem como as repartições públicas.

COE em alerta 24 horas

A partir do anúncio de possíveis casos na região com a nova variante Ômicron e H3N2, os técnicos do COE estão em alerta permanente, com atenção ainda maior neste momento, por causa do aumento de casos confirmados e de internações hospitalares. Assim, as reuniões que aconteciam de quinze em quinze dias voltam a ser semanais, todas as quartas-feiras, pela manhã, para os estudos e decisões.

Os técnicos orientam, a melhor estratégia para sua saúde é evitar as contaminações. As vacinas contra o novo coronavírus estão disponíveis nas UBS’s. Basta entrar em contato e agendar a data para tomar a dose do seu imunizante, principalmente para quem está com o esquema vacinal incompleto ou está no prazo para tomar a dose de reforço e ainda não o fez. Cuidar da sua saúde, além da saúde de parentes e amigos também é um gesto cidadão.

Mais notícias

Vídeos