25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Mercado de influenciadores digitais cresce em CL e região


Divulgação

Natália Coelho
[email protected]

Publicado em: 03/02/2022 - 18:40


Blogueiro, blogueirinho [termo que pode ser considerado pejorativo], influenciador digital, influencer, criador de conteúdo ou creator. São muitos os nomes que se têm dado para quem trabalha com redes sociais – um mercado que cresce a cada ano no Brasil e que teve um aumento ainda maior na pandemia. Em Lafaiete não é diferente: cada vez mais pessoas vêm se destacando ao mostrar o seu dia a dia e dar dicas de moda, beleza, marketing digital ou, apenas, divertir o seu público.

Uma das pioneiras na cidade, Letícia Maria, de 21 anos, já trabalha como digital influencer desde 2016: “Com 15 anos, fui convidada para participar de alguns concursos e depois passei a ser contemplada com os títulos de Miss Barbie Brasil e Miss Praias Brasil. A partir disso, ganhei uma grande visibilidade em nossa cidade e começaram a aparecer trabalhos para modelar em lojas. Fui agarrando todas as oportunidades. Para ajudar as lojas que estavam acreditando no meu potencial, comecei a postar os looks que fotografávamos no meu Instagram (@leticiaamariaaa) e, assim, fui ganhando espaço e ficando mais desinibida”, lembra.

Letícia usa o Instagram para influenciar os seus 27 mil seguidores: “O meu conteúdo está bem relacionado à moda e beleza. Amo fazer provadores e mostrar muitas novidades em looks e divulgar empresas desses nichos. Além disso, faço publicidade para outros segmentos, como moda infantil, móveis, drogarias, veículos e me redescubro a cada novo parceiro. Ainda mostro um pouquinho do meu dia a dia como esposa, filha e estudante de Odontologia”.

Segundo Letícia, seu objetivo é alcançar cada vez mais pessoas: “Ao meu ver, vai muito além de números: quero trazer conteúdos relevantes para vida de pessoas reais. Me formar no meu tão sonhado curso de Odontologia e conseguir conciliar as duas profissões”, conta a influencer que aproveita para agradecer: “Agradeço ao meu esposo, meus pais, meus seguidores e parceiros, que fazem de tudo isso realidade. Gratidão também ao Jornal CORREIO. Foi um prazer contar um pouquinho da minha história para vocês”.

Ina Martins fala sobre perfumes e produtos de beleza
Ina Martins, de 30 anos, diversifica as redes para sua criação de conteúdo: “Estou há 1 ano e meio na área e tenho 400 inscritos no Youtube, além de 2.100 seguidores no Instagram @oiicheirosa e 900 seguidores no pessoal (@ina.mmartins). Sempre gostei muito de perfumes e produtos de beleza. Quando comecei a ter mais acesso aos produtos, resolvi compartilhar com outras pessoas. No meu Instagram pessoal, mostro um pouco da minha rotina”, explica.

Para Ina, a criação de conteúdo ainda não é um trabalho: “Para isso, são necessárias parcerias e ainda estou longe disso. Minha meta principal é continuar com o canal e Instagram com mais frequência. Cada um tem seu tempo, seu jeito de trabalhar, e ir com muita sede ao pote pode gerar frustrações enormes. Sei que leva tempo, mas é muito gostoso interagir com as pessoas”.

Glaucio Navarro aborda marketing digital e tráfego pago
Mas nem só do mercado de beleza vivem os criadores de conteúdo. Glaucio Navarro, de 24 anos, por exemplo, aborda os temas como marketing digital, tráfego pago (anúncios online) e vendas pela internet. O estrategista digital trabalha utilizando o Instagram (1.098 seguidores) e o LinkedIn (377) desde agosto de 2021: “A distribuição de conteúdo nas redes sociais permite aumentar a visibilidade, criar autoridade no assunto, virar referência na área e ajudar outras pessoas. Decidi iniciar nas redes sociais justamente para aumentar a visibilidade da minha empresa, do serviço e das informações que desejo passar adiante”.
Glaucio acredita que seu conteúdo pode ajudar empresas e, por isso, compartilha seus conhecimentos: “No mercado em que atuo, ganho dinheiro fazendo outras empresas ganharem dinheiro, o que torna muito gratificante o meu trabalho. Ainda tenho liberdade geográfica, facilidade em informar e a possibilidade de escalabilidade. Minhas metas são liberdade financeira e prosperidade”, pontua.

Rose faz lives de entretenimento
Desempregada na época, a streamer Rosemary Alves Siqueira, de 43 anos, ou apenas Rose, como é conhecida no aplicativo de divulgação Bigo Live, começou a fazer streaming há 11 meses e já tem 7.27k de fãs na plataforma. “Essa oportunidade surgiu por meio de uma amiga virtual. Quando aceitei o convite, não tinha expectativa nenhuma de que iria dar certo, mas resolvi tentar. No começo, até quis desistir, mais minha agência insistiu e resolvi ficar. Dia 1º de fevereiro completo 1 ano de trabalho”.

O foco de Rose é o entretenimento: “Gosto de fazer as pessoas sorrirem. Para isso, faço alguns personagens, como palhaço, caipira e Arlequina, além de conversar bastante com meus fãs enquanto faço as minhas tarefas do dia a dia. Para mim é um trabalho como outro qualquer, que exige dedicação, foco, disciplina e muita persistência. Muita gente não acredita que podemos trabalhar em casa se divertindo, conversando com várias pessoas de vários países e ainda ganhando em dólar. Hoje, consigo viver do meu trabalho, pois me dedico bastante. Minha meta é dar uma vida melhor para mim e para minha filha. Ela é a razão do meu viver”, conclui.

 

Arquivo

Mais notícias

Vídeos