25º
Cons. Lafaiete

Prefeitura libera trânsito parcial na Alfredo Elias Mafuz


Divulgação



Publicado em: 27/04/2012 - 19:09

Quem esperava a notícia de uma data para o início das obras vai ter que esperar mais um pouco. Ainda de acordo com o prefeito, não tem data para começar a construção do muro atirantado que dará sustentação à via e permitirá o restabelecimento do fluxo normal de veículos: “Nós já enviamos o projeto para Brasília, mas ainda não foi liberada a verba. Já pedimos apoio, inclusive, de deputados da base governista, do PT, como o Reginaldo Lopes, para tentar agilizar essa liberação, mas ainda não podemos falar em datas”, reforçou.

Saiba mais – A Alfredo Elias Mafuz está interditada desde o início do ano, depois de ter sofrido desmoronamentos e uma rachadura que comprometeu sua estrutura durante o temporal que atingiu a cidade.  Por receber um grande fluxo de veículos que se deslocam da região central para o Triângulo e bairros da zona sul, como São João, Santa Matilde, Sion e Moinhos, a interdição da via causou mudanças em itinerários de ônibus e tem obrigado muitos motoristas a realizarem desvios pelo Jardim América e Albertina.
Em abril, a Prefeitura de Lafaiete informou que virão da União os recursos para a recuperação da rua Alfredo Elias Mafuz, que liga os bairros São João e Santa Matilde, na zona sul de Lafaiete. O projeto, elaborado com auxílio de engenheiros e geólogo das Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), tem custo estimado em R$ 3,5 milhões e pode sair do papel assim que os recursos forem liberados pelo governo federal. De acordo com o secretário de Obras, Hamylton Reis Simões, “serão feitas ações para a estabilização do solo com a implantação do sistema de drenagem pluvial, construção de cortinas atirantadas para contenção de encostas e outras obras que valorizarão toda a extensão da rua”, detalhou. Ainda não foi definido se a execução do projeto será realizada pela Secretaria de Obras ou se alguma empresa será com tratada para assumir o projeto.
Segundo o prefeito José Milton, trata-se de uma área de alto risco e que não pode ser tratada com medidas paliativas. “Poderíamos construir um muro de arrimo e abrir a rua, mas isso não resolveria o problema e o risco continuaria. Por isso, buscamos a ajuda de engenheiros e geólogos da Ufop, que fez uma análise da rua e elaborou um projeto para recuperar toda a estrutura da rua com segurança e definitivamente e pleiteamos recursos junto ao governo federal”, relatou.

O projeto está disponível neste site da Prefeitura de Lafaiete no endereço:  http://www.conselheirolafaiete.mg.gov.br/noticias/2012/03/07_001.php





Mais notícias

Vídeos