25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Termina greve dos servidores públicos de Lafaiete após acordo com prefeitura; entenda


Divulgação

Mariana Carvalho
[email protected]

Publicado em: 24/08/2022 - 10:01

 

Na última segunda-feira, 22 de agosto, acontece uma audiência no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte, entre a prefeitura de Lafaiete e o Sindicato dos Servidores Públicos. Após quatro horas de duração, as partes chegaram a um acordo que atenda as demandas da categoria. Haverá uma assembleia para explicar o acordo para os servidores. 

O Sindicato concordou em encerrar a greve e a operação tartaruga. A categoria aceitou em repor o dia paralisado e não haverá desconto nos salários.

Uma das principais pautas do Sindicato era o valor do auxílio alimentação. Nessa decisão, o valor será reajustado para R$450,00 e reajuste automático a partir de 1º de janeiro de 2023, seguindo o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). A proposta inicial feita pela prefeitura era de R$350,00.

Professores da rede infantil serão contemplados com o piso nacional da educação. A aprovação foi enviada ao Legislativo e terá efeito retroativo a janeiro deste ano. Motoristas que prestam serviços foram do município terão aumento de 2,5 vezes a maios no valor do dia. A base de cáculo será de 1/30 do auxílio alimentação.

A prefeitura se comprometeu a enviar um projeto de lei ao Legislativo para realizar os laudos de insalubridade para os agentes comunitários de saúde (ACS). Houve comprometimento também do fornecimento de equipamentos de proteção individual dentro de 60 dias. 

Relembre o caso

Servidores municipais de Lafaiete decidem paralisar atividades por um dia e fazer operação tartaruga

Servidores municipais negociam com a PMCL e decidem cancelar operação tartaruga

Mais notícias

Vídeos