25º
Cons. Lafaiete

Região

Prefeitura de Congonhas inaugura biblioteca no presídio da cidade como instrumento de ressocialização


Divulgação

Natália Coelho
[email protected]

Publicado em: 09/11/2022 - 14:00

Siga o Correio Online no Google News

 

Na última segunda-feira, 7 de novembro, a prefeitura de Congonhas inaugurou a Biblioteca “Mudando a Página da Vida”, no presídio da cidade. Iniciado em 2021, o projeto surgiu da necessidade de reorganizar e reimplantar a biblioteca no presídio de Congonhas, através da parceria entre a Direção da Unidade Prisional, Prefeitura de Congonhas e Secretaria de Municipal de Cultura, Esportes, Lazer, Eventos e Turismo, por meio da Biblioteca Pública Municipal Djalma Andrade.

O acervo da biblioteca foi constituído por obras existentes na unidade, doações da Biblioteca Municipal e outros que foram arrecadados durante a campanha “Doe livros e dê uma chance para quem está querendo mudar a página da vida”. Em seguida, o material bibliográfico foi cuidadosamente selecionado e organizado pelos servidores.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, representantes do Judiciário, Ministério Público, Câmara Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Entre eles, o secretário Adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho, o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado, o prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza, o secretário de Cultura, Esportes, Lazer, Eventos e Turismo, Jean Ângelo de Oliveira, e o diretor da Biblioteca Pública Municipal Djalma Andrade, Paulo Henrique de Lima Pereira.

Além de democratizar o acesso ao livro, a biblioteca foi criada para auxiliar no processo de ressocialização, estimulando a leitura e criando possibilidade de mudança no modo de pensar e agir dos leitores. Sabendo que a leitura é um direito de todos, a biblioteca é extremamente importante no processo de acesso à informação e incentivo à leitura.

Com a inauguração dentro do pavilhão carcerário, será possível a implantação de um projeto de remição de pena por meio da leitura, que será coordenado pelo IFMG – Campus Congonhas.

Mais notícias

Vídeos