25º
Cons. Lafaiete

Circuito Religioso da Estrada Real inclui Conselheiro Lafaiete


Divulgação



Publicado em: 26/07/2012 - 21:38

De acordo com a Gerente Municipal de Turismo, Carine Amaral, “esta foi a segunda reunião para se tratar do assunto e para confirmar a participação da cidade no circuito, que originalmente não incluía Lafaiete. Esta inclusão irá fomentar o turismo religioso na cidade, que tem festas como o Festival de Congado, Folia de Reis e a própria Semana Santa.”

Na primeira reunião vieram dois técnicos da Secretaria de Turismo que avaliaram o potencial da cidade e agora, esta semana, foi definido e demarcado o caminho dentro de Lafaiete. A parte do percurso que passará no município virá de Lobo Leite passando pela igreja de Nossa Senhora da Conceição de Passagem do Gagé. Depois seguirá em direção à igreja de Santa Efigênia, passará pela Matriz, igreja de Santo Antônio e Basílica do Sagrado Coração de Jesus.

Segundo Carine Amaral, “ficou muito interessante porque incluiu templos de grande valor histórico, como a igreja de passagem que foi recentemente restaurada, e a própria matriz de Nossa Senhora da Conceição também restaurada. O caminho levará também a templos importantes como as igrejas de Santa Efigênia e Santo Antônio.”

O projeto, de acordo com o Diretor de Infra -Estrutura da Secretaria Estadual de Turismo, Roberto Maximiro Santos Pinto, “ é uma proposta de uma intervenção interligando os Santuários de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo, ao  de Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Caeté, aqui em Minas. Esta interligação será feita preferencialmente pela Estrada Real.”

Ele informou também que o percurso, que terá mais de 800 km, será o maior do Brasil e que o levantamento do trajeto foi dividido em trechos, devido sua extensão. O trecho que inclui Lafaiete começa por São Brás, vai para Congonhas e segue em direção a Ouro Branco até Lobo Leite, distrito daquela cidade, de lá segue em direção a Conselheiro Lafaiete.

De acordo com João Marcelo Pinheiro, Analista da Diretoria de Programas Especiais da Secretaria Estadual de Turismo, “este roteiro está ao nível de Santiago de Compostela, que liga França a Espanha e cuja extensão é menor que do nosso. A rota de São Paulo a Minas inclui cerca de 86 municípios, sendo 37 parte da rota principal  e os outros 49 beneficiados indiretamente. Destes 37 municípios 5 estão em São Paulo e os demais em Minas Gerais”.

Os técnicos do Estado confirmaram que toda a sinalização, divulgação e manutenção do novo circuito será por conta do Estado de Minas Gerais, cabendo às prefeituras o apoio técnico para levantamento dos pontos fortes e fracos e da organização para receber o turista que virá. A expectativa é de que o circuito seja inaugurado no Encontro Mundial da Juventude em 2013.

Mais notícias

Vídeos