Mais Lidas
Leia Mais
Amélia Kmélia leva música mineira para Circo Voador
Divulgação
Publicado em: 03/09/2012 - 21:45
A banda lafaietense subiu ao palco pela primeira vez na quinta-feira. “Nos apresentamos no primeiro dia do festival, com mais 11 bandas e fomos classificados para a final. Voltamos ao palco no sábado, a vitória não veio, mas o saldo foi positivo. Fizemos muitos contatos e tivemos a oportunidade de acompanhar gravações da novela Avenida Brasil, onde pudemos conhecer produtores da Globo”, revelou Gustavo.
Outro ponto importante da participação do AKM no Web FestValda foi a oportunidade de estar próximo de grandes nomes da música brasileira. “O Tico Santa Cruz do Detonautas, por exemplo, foi um dos que esteve presente. Além disso, o júri do festival era todo voltado para a produção cultural e artística. Estava todo mundo de olho nas bandas com potencial”, contou o vocalista.
Durante o festival, o AKM representou o melhor do rock mineiro. “Levamos para lá o nosso som, que, na verdade, é o som de Lafaiete, de Minas Gerais. A gente realmente valoriza o que é do nosso estado, por isso trazemos para o nosso som influências como o Jota Quest, o Tianastácia e o Skank. A gente se firma nas nossas raízes, no rock mineiro”, refletiu Gustavo Pretto.
História do AKM
O Amélia Kmélia é composto por Gustavo Pretto (vocal), Elder (guitarra), Ronald (bateria), Gustavo Ramalho (guitarra) e Juneco (baixo). Eles começaram no ano 2000, em uma gincana de colégio. Percebendo que tinham potencial, eles começaram a ensaiar e fizeram seu primeiro show, para amigos, no primeiro mês de formação da banda.
Depois disso, a banda não parou mais. Participou de vários festivais como o Palco 98, da MTV, gravou CD, e foi escolhida pelo Jota Quest como banda revelação e está na área de novos talentos do grupo de Belo Horizonte. Atualmente, o AKM está divulgando um vídeo clipe, gravado em BH, no estúdio Pacific, com produção do guitarrista do Scracéus, Augusto Nogueira, que pode ser conferido no site www.akmrock.com.br. Eles também lançaram um novo single, chamado “Eu espero”.
As composições do Amélia Kmélia abordam temas variados. “Nosso som é um pop rock. Eu sou o compositor e nas letras tento falar de sentimentos nobres, coisas do cotidiano, retratar o nosso estado, sem deixar de lado as questões críticas. Várias pessoas já nos falaram que se identificaram com nossas músicas. O processo de composição é muito interessante. Quando escrevo alguma coisa, eu levo para o estúdio e a banda começa a criar em cima da letra e da melodia”, explicou Gustavo.
O segredo da longevidade da banda e do sucesso, é revelado por Gustavo: “A gente faz rock com seriedade, tratando o Amélia Kméllia como se fosse uma empresa. Tudo que conquistamos foi com muita luta. Música, para a gente é trabalho, não é só uma coisa para se divertir. Para uma banda dar certo tem que trabalhar, ensaiar muito e inovar”.
Para quem vai curtir umm show do AKM, o vocalista fala sobre o que esperar. “Quem vai para nosso show pode esperar ‘quebradeira’ total. A gente gosta mesmo de fazer um rock’n’roll potente, de rifes empolgantes, é muito energético. Além das nossas músicas, tem um momento chamado Baú do Rock, em que nós tocamos os maiores clássicos do rock and roll, tanto nacional quanto internacional. Quem assiste ao nosso show tem a oportunidade de conhecer tanto o nosso som quanto outras bandas desse universo”, disse Gustavo.
Ao final da entrevista, o cantor Gustavo Pretto agradeceu ao Jornal CORREIO. “O CORREIO da Cidade é, realmente, o nosso maior parceiro e, por isso, agradecemos a todos vocês. Estamos juntos nessa história”, finalizou.