25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Polícia Militar forma turma do Proerd para pais e responsáveis em Lafaiete


Divulgação

Foto: Polícia Militar

Rafaela Melo
[email protected]

Publicado em: 01/12/2023 - 16:48

 

Drogas e juventude são assuntos que devem ser discutidos por pais, filhos e educadores. Para facilitar este diálogo, foi criado em 1992, no Brasil, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O modelo, que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 58 países. Estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa.

O Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

Proerd pais e responsáveis 

Em Lafaiete, também já existe o programa.  Na quarta-feira, dia 29, a escola municipal Jadir Pinto de Azevedo,   realizou a formatura do Proerd para pais e responsáveis. Segundo o sargento Gomes, um dos instrutores do programa, foram cinco encontros em que os pais puderam adquirir formas de fortalecer os laços com seus filhos, além de empoderá-los para resistirem ao apelo das drogas e da violência. Vinte e dois pais e responsáveis receberam o certificado. "É a primeira de muitas turmas de pais proerdianos ,que Conselheiro Lafaiete poderá contar. Porque hoje e sempre é dia de Proerd, concluiu o sargento.

Mais notícias

Vídeos