Mais Lidas
Leia Mais
Final de temporada
Divulgação
Publicado em: 24/10/2012 - 19:41
Sempre defendemos a ideia de que o IEF deveria consultar mais pessoas envolvidas, visando ao aprimoramento das normas e melhorias o resultado do período de defeso. Acredito que deveriam ser ouvidos moradores ribeirinhos, pescadores, fabricantes e comerciantes de artigos relacionados com a pesca. É quase certo que alguma boa sugestão iria aparecer. Tenho certeza que algumas pessoas que auxiliam na elaboração da portaria nunca foram à beira de um rio.
No período que está terminando, diversos fatores climáticos tiveram grande influência no rendimento da pesca. Logo no início do ano, grandes enchentes deixaram um rastro de destruição e prejuízos em diversas localidades. Grande volume de chuvas geralmente significa fartura de peixes. Com os rios cheios, as lagoas marginais são atingidas e a ligação entre o rio e a lagoa traz de volta os peixes que estavam retidos e os alevinos que foram gerados na piracema do período anterior. Mas, na prática, este fator não influenciou positivamente no resultado das pescarias. Outros fatores (chuvas fora de época, frio em demasia, ventos fortes) foram mais marcantes e determinaram um ano apenas razoável para a pesca amadora, com rendimento bem abaixo das expectativas.
Poucas foram as boas pescarias, principalmente na região de Três Marias. Os peixes capturados, em sua grande maioria, estavam fora de medida e muitos foram mortos. No rio Paracatu, onde está localizado o rancho "Cinco Amigos", foram realizadas algumas boas pescarias, mas nada comparável às do ano passado.Um fator tem chamado a atenção referido rio. Nos últimos dois anos, nenhum dourado de respeito foi capturado. Não se sabe por que, mas apesar da grande incidência de pequenos dourados, nenhum dourado grande tem aparecido por lá. Não se encontra nem para comprar.
Durante este ano, tivemos chuvas em junho, julho e agosto, além de períodos de muito frio e vento. Também em setembro e outubro ocorreram variações anormais, com temperaturas baixas incomuns para o período. Tivemos, ainda, notícias de pescadores que tiveram problemas com a fiscalização, com pesadas multas e apreensão de material, devido ao transporte de peixes abaixo da medida. Notícias divulgadas pela Internet dão conta que no último dia 5, mais de 300kg de peixes foram apreendidos no município de Buritizeiro, próximo a Pirapora, com aplicação de multa pesada. A placa do ônibus é de Conselheiro Lafaiete (MG) .
Ronaldo de Oliveira
Pescador