Mais Lidas
Leia Mais
Opinião
Editorial: Jornal CORREIO, Sindcomércio e Estrada FM fortalecem a democracia com o grande debate
Divulgação
Foto: Arquivo Jornal CORREIO
Publicado em: 24/08/2024 - 18:20
Conselheiro Lafaiete, com seus 92 mil eleitores, enfrenta um momento decisivo. No próximo dia 16 de setembro, terá início o Ciclo de Debates: um evento que deve ser encarado com a seriedade que a ocasião exige. Organizada pelo Sindcomércio-CL, Jornal CORREIO da Cidade e Estrada Real FM, a edição 2024 deste tradicional embate democrático será realizada no auditório da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) e colocará cada candidato diante dos eleitores, em entrevistas e debates ao vivo. É chegada a hora de observar as propostas, analisar a viabilidade dessas ideias e a real capacidade de cada postulante ao cargo mais alto do Executivo para lidar com as dificuldades que a administração pública impõe, transformando desafios em oportunidades.
O momento exige de todos nós uma postura atenta, responsável e consciente. Com um orçamento apertado e necessidades crescentes, a escolha de quem ocupará o cargo de prefeito ou prefeita definirá os rumos da cidade pelos próximos 4 anos. E pode lançar bases – ou não – para um tempo de desenvolvimento, progresso e justiça social, com melhores resultados nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, trânsito, transporte, segurança, geração de empregos No dia 2 de outubro, o grande debate reunirá todos os candidatos. Poderemos encará-los frente a frente antes de decidir quem está realmente preparado e é reponsabilidade dos eleitores enxergar além da imagem que cada campanha deseja projetar. É hora de avaliar os critérios que norteiam o nosso voto.
Este não é o momento para escolhas baseadas em simpatia, promessas vazias ou discursos decorados. Nem de colocar seus interesses pessoais a frente. Lafaiete precisa de líderes comprometidos, preparados e capazes de gerir uma cidade complexa, com demandas urgentes e recursos limitados. A participação no Ciclo de Debates é fundamental para que todos nós possamos fazer uma escolha informada e responsável. Afinal, como diria o sociólogo francês Pierre Bourdieu, "Não há democracia efetiva sem um verdadeiro crítico".