25º
Cons. Lafaiete

Jornada Mundial da Juventude reaviva a fé dos jovens lafaietenses


Divulgação



Publicado em: 05/02/2013 - 19:45

O pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e assessor da Pastoral da Juventude na região Mariana Oeste, padre José Maria Coelho da Silva, explica como foi receber os ícones da JMJ: “A nossa arquidiocese, atendendo a um pedido e a uma orientação da igreja no Brasil, fez a cópia da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora e esses símbolos estão visitando todas as paróquias da arquidiocese. Coube a nós acolhê-los durante o mês de janeiro”.
De acordo com o padre José Maria, muitas atividades foram realizadas na cidade durante as passagens desses ícones da JMJ: “Hoje, dia 27, com essa missa, estamos encerrando oficialmente a pré-jornada. Os jovens da cidade toparam o desafio de fazer esse trabalho e deu muito certo. Durante as visitas nas comunidades, tivemos várias atividades como noite de louvor, vigília e celebrações festivas. Cada paróquia tomou iniciativas próprias para fazer a animação”, contou.
Com esse evento de proporções mundiais, Lafaiete também receberá jovens estrangeiros: “Na JMJ não estarão só brasileiros, mas jovens de mais 190 países. Os países mais ricos vão financiar a vinda dos jovens dos países mais pobres ao Brasil. Quem participar da JMJ não vai fazer turismo, nem passear no Rio de Janeiro, vai como peregrino, que é aquele que coloca o pé na estrada para rezar, para se encontrar com o Senhor. Deve ir pelo menos um grupo de 100 pessoas aqui da região. Sem falar que nós vamos receber, na semana que antecede a JMJ, em julho, 250 jovens de outros países aqui em nossa cidade”, afirmou o padre José Maria.
Ainda segundo o pároco, as expectativas são as melhores possíveis: “Nós temos constatações muito boas. A primeira delas é que a gente já tem uma grande participação de jovens nas nossas igrejas, como nos grupos de jovens, na crisma, no movimento Emaús e no Shalom. Agora, com a Jornada Mundial da Juventude, haverá certamente um reavivamento da fé, um crescimento do compromisso do jovem com a igreja. A JMJ vai motivar nossos jovens para se reencontrarem com Cristo”, finalizou.

Jovens se unem para participar da JMJ

Em Lafaiete, o movimento para participar da Jornada Mundial da Juventude tem sido muito grande. Para que esse objetivo seja alcançado, os jovens criaram a União dos Grupos de Jovens de Conselheiro Lafaiete, que está realizando eventos para arrecadar fundos e diminuir os gastos da viagem para o Rio de Janeiro. Fazem parte os grupos: Anjos Preciosos de Deus (Santa Matilde), Asas do Espírito Santo (Matriz), Em Busca da Vida (Lourdes), João Paulo II (São João), Jovens nos Passos de Cristo (Gagé), Juventude Unida de Conselheiro Lafaiete (Santuário) e Mocidade Unida Semeando a Amizade (Paulo VI).
Para Rafael Fernandes Guedes, 27 anos, morador do bairro Cachoeira (zona norte) e membro do grupo “Em busca da Vida”, a união dos grupos tem gerado bons frutos: “Por meio da JMJ e da Pré-jornada, está havendo uma maior união entre os grupos de jovens da cidade. Estamos trabalhando em conjunto e começando a desenvolver alguns projetos sociais e voluntários na comunidade. Este é um momento único para a juventude, em que temos como mostrar para a comunidade a alegria e a força dos jovens buscando Cristo e, com certeza, ter mais jovens participando com a gente”, afirma.
Rafael aproveita a oportunidade para agradecer e convidar os jovens da cidade para participar: “Agradeço a todos que estão apoiando e contribuindo para este momento único que a juventude de Conselheiro Lafaiete está vivendo e convidar os jovens que se interessarem em participar de um grupo de jovens a procurar, em sua paróquia, os representantes dos grupos. Estamos de portas abertas para todos que quiserem caminhar com a gente”, convida.

Saiba mais

A Jornada Mundial da Juventude tem sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção, aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tor­naria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada. Desde então, a JMJ acontece anualmente nas dioceses de todo o mundo, mas a cada 2 ou 3 anos há um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países e 2 milhões de católicos. Este ano, o Rio de Janeiro sediará a 28ª edição da JMJ entre os dias 23 e 28 de julho. O encontro tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

 

 

Jornada Mundial da Juventude
reaviva a fé dos jovens lafaietenses

Mais notícias

Vídeos