25º
Cons. Lafaiete

Extinta Santa Matilde: Grupo Mine firma acordo com empresa russa


Divulgação



Publicado em: 24/06/2010 - 18:04

Ao ligar-se a empresa russa TTD (Technics & Technology of Desintegration Ltda.), com sede na cidade de São Petersburgo, através da criação e operação de uma “non corporate joint venture”, a empresa terá como propósito a expansão dos negócios referentes à fabricação de moinhos para laboratórios de análise de amostras minerais e moinhos de grande porte para produção industrial.

O acordo, que foi acertado no dia 8 de junho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), foi iniciado no ano passado com vários contatos entre as partes, contando com o apoio da Fiemg através do Centro Internacional de Negócios, da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos e do Banco do Brasil (Apex Brasil ), em sua Gerência Regional de Apoio ao Comércio Exterior.


A “non corporate joint venture” tem como propósito a expansão dos negócios desenvolvidos pelas partes, com a transferência da tecnologia de moagem pela empresa TTD e o desenvolvimento da fabricação pela Mine Service. A comercialização dos produtos na Europa e Ásia será desenvolvida pela TTD enquanto que na Améria Latina e América do Norte será de responsabilidade da Mine Service.


De acordo com o empresário do Grupo Mine, Wesley de Assis Gomes, a parceria define que a TTD vai transferir sua tecnologia inovadora para a Mine Service fabricar os moinhos e seus revestimentos. “Inicialmente, serão dois tipos de moinhos, sendo um deles para ensaios de laboratório. Outro modelo é voltado para produção industrial, com aplicação em diversos tipos de mineração, como a de ferro, ouro, diamante, bem como na construção civil, no caso de britas para uso em concreto”, explica.


Através do acordo, a Mine Service também fica responsável pela comercialização, montagem dos equipamentos, manutenção e vendas de peças. Wesley Gomes acrescenta que visitas técnicas realizadas com a TTD nas empresas Geosol, Vale, Samarco e Anglo Ferrous foram determinantes para o fechamento da parceria. “Nelas recebemos encomendas para a fabricação de dois moinhos de laboratório, que devemos entregar em 120 dias”, comemora.


Projeto Expoforte
A TTD participou do projeto Expoforte do Centro Internacional de Negócios da Fiemg, que tem como finalidade oferecer oportunidades reais de negócios de comércio exterior para empresas mineiras. Ainda segundo Wesley Gomes, o encontro realizado no dia 25 de maio com empresas do setor metal-mecânico também ajudou a consolidar a parceria, pois a Mine Service precisará de fornecedores de outros componentes e motores para a fabricação dos produtos da TTD. “Além disso, os  russos puderam conhecer o potencial da indústria mineira”, completa.
A Mine Service Industrial produz alimentadores de correia, células e colunas de flotação, correias transportadoras e peneiras vibratórias. Associada ao Sindicato da Indústria Mecânica do Estado de Minas Gerais (Sindimec), a empresa participa do Projeto Setorial Integrado (PSI), realizado em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Mais notícias

Vídeos