25º
Cons. Lafaiete

Ivar terá que travar batalhas por Saúde e Segurança


Divulgação



Publicado em: 16/04/2013 - 16:31

“Os incêndios estão a todos os vapores, mas estamos trabalhando para tentar apagá-los. Nosso planejamento está alavancando para que amanhã não haja mais incêndio”, destacou o prefeito Ivar, que, apesar de não se referir a nenhuma “herança maldita”, ainda lembrou: “O Relatório da Comissão de Transição mostra a realidade em que encontramos o município, mas estamos arregaçando as mangas para desenvolver a cidade”.
O chefe do Executivo destacou que, independente de bandeiras políticas partidárias, seu objetivo tem sido construir uma Lafaiete melhor. “Estive na Cidade Administrativa a convite do governador Antônio Anastasia e do senador Aécio Neves para tratar de avanços e investimentos para o município. Aproveito para agradecer o deputado Glaycon Franco pelas emendas, a reforma das praças, o gabião da Monsenhor Moreira. Também esteve aqui há poucos dias o deputado federal do PMDB, Leonardo Quintão, para trazer resultados e recursos para a Alfredo Elias Mafuz e a Marechal Floriano. Nosso estádio municipal está a todo vapor, com uma empresa fazendo tudo para que ele seja inaugurado”.
Com um orçamento baixo, a alternativa tem sido buscar recursos e convênios fora da cidade. Nesta segunda-feira, dia 15, Ivar de Almeida estará em Belo Horizonte, com a presidente Dilma Roussef e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o prefeito, também foi firmada uma parceria com o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A segurança também foi abordada pelo prefeito. “Estou agendando, via deputados Glaycon Franco e João Leite - que é da comissão de segurança pública da assembleia - uma reunião com o secretário de segurança pública do estado e com o comando geral da PM. Será que aquela matéria da Band que colocou a situação de sucateamento das nossas polícias não foi uma porta de entrada para os bandidos?”, questionou.

Saúde

As denúncias em relação à Policlínica também foram abordadas pelo prefeito. “Vamos incutir na cabeça das pessoas que a Policlínica é obsoleta sim, mas que já houve avanço em relação ao passado, que ainda depende de uma dignidade. Então convidem um colega médico para trabalhar com a gente. Todas as urgências e emergências que estão na policlínica estão sendo atendidas. 68% das pessoas que vão à Policlínica deveriam estar na atenção básica, que urbanizamos. As pessoas criticam que está faltando médico, mas não é porque eu tirei não. É porque o sujeito, na hora de pegar o plantão, se demitiu ou horas antes; porque não pode ir. Então vamos montar um banco, com opções de material humano, para que isso não aconteça”, afirmou.
Segundo Ivar de Almeida, o salário dos médicos, realmente, não era atrativo, mas sua administração buscou instrumentos jurídicos, que não estão onerando a folha, para um contrato eficiente, que dê melhor ganho ao profissional médico e venha para cá com mais boa vontade. “Quando, no dia 2 de janeiro, nós tínhamos médicos nos PSFs houve problemas contratuais sim. Lamentavelmente, não queremos falar em foco anterior, mas tinha uma folha horrorosa, que chegou a 47%. Pelo amor de Deus! São muitas as lambanças que tivemos que resolver de administrações anteriores, que não cumpriram com seu compromisso. Então, pagamos por essa dificuldade. Estamos apagando os incêndios, ainda com falhas, mas melhor do que se existia, com um planejamento que é célere, é rápido”, alegou.
Ainda de acordo com Ivar, o Governo Federal está trabalhando com uma nova lógica: o Provab, em que a União disponibiliza o profissional para o município. “A gente conseguiu ampliar o atendimento no PSF justamente nisso. Houve um aumento de médicos contratados com o apoio do Governo Federal; o dinheiro é todo do Provab. É um salário de R$ 8 mil. Os médicos são recém-formados e já têm um valor de, aproximadamente, 10% na residência.

Segurança pública


Sem dúvida, diferentes setores da sociedade discutem um importante tema: a segurança pública. Quanto a isso, dr. Ivar lembrou de um projeto que se arrasta há mais de 10 anos: o “Olho Vivo”, que prevê a implantação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade. “O projeto foi tema de pauta com Danilo de Castro, Aécio Neves e Antônio Anastasia. Já houve recursos, que foram usados de forma equivocada e se perderam. Segundo dizem, o “Olho Vivo” não vem para cá porque é uma cidade pacata e a criminalidade é baixa. Então, será preciso que matem 500 para tê-lo aqui? Isso é um absurdo! Estamos nos mobilizando para um projeto ampliado, feito a multimãos, com as polícias, a Guarda Municipal, a Defesa Social, o Corpo de Bombeiros, a Se­cretaria de Saúde para incutir no cidadão, em especial na escola, a segurança pública. Da­remos atenção especial ao crack, que é, estatisticamente falando, o culpado de 80% a 85% da criminalidade. Já falei isso para a delegada Patrícia Bianchete sobre crimes bárbaros. Por falar nessa questão, o conselho antidrogas será empossado no dia 19”, disse.
Conforme relatou o prefeito, estão sendo planejadas ações educativas, construtivas e de estruturação. “A Polícia precisa estar melhor preparada que o bandido e o bandido hoje está dando aula em aparato. O que nós queremos e devo destacar a participação do vereador Pedro Lo­ureiro, para que nos mobilizássemos é otimizar o monitoramento. Imaginem se o poder público consegue um projeto de colocar dentro do estabelecimento comercial e na entrada uma câmera, com qualidade! A cidade estará toda monitorada”, enfatizou. O prefeito falou ainda sobre os moradores do coreto, as casas populares, soluções para o trânsito entre outros assuntos.

Mais notícias

Vídeos