25º
Cons. Lafaiete

Código de Endereçamento Postal de CL está atrasado e precisa de ajustes


Divulgação



Publicado em: 29/04/2013 - 21:08

Lafaiete possui apenas um código registrado, 36400-00, e com o crescimento da cidade ao longo dos anos, este número de identificação tem se tornado insuficiente, já que hoje a cidade tem mais de 100 mil habitantes e cerca de 1600 ruas. Para que um município possa solicitar seu CEP é preciso que ele tenha mais de 50 mil habitantes e ofereça condições favoráveis a essa implantação, ou seja, a delimitação correta de bairros, logradouros, ruas e avenidas.
De acordo com o empresário Gaspar Lasmar que realiza a atualização dos mapas da cidade anualmente, isso tem causado uma série de contratempos e faz com que Conselheiro Lafaiete fique “isolada”. “No sistema dos Correios em Brasília, nossa cidade consta como se fosse uma pequena cidade, muito diferente do que realmente somos hoje. Lafaiete tem o perfil de uma pequena metrópole e pelo fato de ter somente um CEP registrado pode implicar em sérios problemas para o município. Um desses problemas é em relação a entrega de mercadorias e correspondências, que é um dos mais prejudicados por não haver a denominação correta dos códigos na cidade”, afirmou. O Codigo de Endereçamento Postal de Lafaiete atualmente está registrado na rua Dias de Souza, onde está localizada a unidade dos Correios de Lafaiete.

Solução

De acordo com Gaspar Lasmar a solução para a questão exige a atuação de vários órgãos, incluindo a Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores e também os Correios. “Inicialmente é preciso que a Câmara Municipal tenha condições de fornecer o nome de todas as ruas da cidade e também faça a correção de projetos que estejam errados. Logo em seguida é preciso que a prefeitura repasse esses nomes, todos já corrigidos para os Correios, que por último vai realizar o agendamento da data para que sejam implantados os CEPs. Isso não é algo que se resolve de um dia pro outro, esse processo pode levar de 1 à 3 anos e aqui em Lafaiete já tentaram fazer isso e eles não encontraram condições para isso. Também é importante ressaltar que é uma responsabilidade da administração municipal, é preciso que parta de lá esse projeto”, explicou.
Outro problema apontado pelo empresário é a constante mudança de nomes que as ruas da cidade sofrem em todos mandados na Câmara e faz com que o trabalho para a implantação dos CEPs seja ainda mais trabalhosa. “Sempre que chegam novos vereadores na Câmara há um grande número de ruas que sofrem alterações em seus nomes e isso causa um grande caos, porque prejudica quem mora nessas determinadas ruas, causa problemas para o comércio ao realizar entregas e no final todos saem prejudicados”.

Mais notícias

Vídeos