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Notas baixas no Enade
Divulgação
Publicado em: 25/10/2013 - 10:34
Continuar reforçando e insistindo em manter um modelo que não funciona mais vai resgatar a autoridade do professor? Não serão as avaliações e os boletins bimestrais que conseguirão resgatar a autoridade e melhorar os resultados das escolas. Essas medidas teriam de vir como consequências de intervenção pedagógica macro, mais articulada, corajosa e jamais como atos principais. Isso é um pseudoavanço. Estão colocando atos secundários como essenciais. Isso só adia as mazelas dos resultados escolares.
É o que está acontecendo com os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Acaba de ser anunciado que [...] “Cerca de 30% dos cursos avaliados pelo Ministério da Educação receberam nota insatisfatória no Enade, avaliação federal do ensino superior. Em 2012, a pasta avaliou 7.228 cursos de 1.646 instituições de ensino superior. Eles foram reunidos numa base de cálculo de 6.306 unidades - cursos de uma mesma instituição realizados num mesmo município são agrupados. Ao todo, 536 mil estudantes, do último e penúltimo semestre da graduação, fizeram a prova.”
Além desses dados, há o Conceito Preliminar do Curso (CPC) precisa ser levado a sério. A informação de que [...] “O desempenho dos estudantes no Enade tem peso importante na formação do CPC (Conceito Preliminar de Curso), índice que representa a qualidade dos cursos e que leva em consideração além do exame, fatores como titulação do corpo docente e infraestrutura da instituição. É com base no CPC - que também tem gradações entre 1 e 5 - que os cursos com qualidade ruim são punidos, impedidos de abrir novas vagas em vestibular. No ano passado, 207 cursos foram impedidos de ofertar vaga em processo de seleção. A expectativa é que o CPC de cursos avaliados em 2012 seja divulgado em novembro - 70% do índice vêm dos resultados do Enade.”
Se o Enade tem esse peso para definir os rumos acadêmicos dos estudantes e das instituições já passou da hora de elas e os estudantes redefinirem passos e tomadas de decisões mais arrojadas. Não serão apenas a retomada de avaliações e os boletins em si as medidas mais indicadas para mudar a escola desde o Ensino Fundamental. Enquanto não houver uma mudança radical na concepção de aprendizagem escolar, o resultado ruim nas avaliações oficias continuará sendo repetido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Enade.
Fonte adaptada: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/10/1352910-30-dos-cursos-tiveram-desempenho-insatisfatorio-no-enade-diz-mec.shtml. Acessada em 15 de outubro de 2013.