25º
Cons. Lafaiete

AMCL homenageia dr. José Álvaro Castanheira


Divulgação



Publicado em: 19/12/2013 - 13:26


Em um breve discurso, o prefeito e médico Ivar Cerqueira Neto falou sobre o trabalho do doutor Castanheira, agradecendo-o em nome da comunidade de toda a região. O presidente da AMCL, Dr. Giuliano, enalteceu  a dedicação  do homenageado e entregou a ele uma placa. Sua esposa, Maria Del Carmen Bázan Castanheira, recebeu flores. Além destes, compuseram a mesa de hora os ex-presidentes da AMCL, Paulo Magno do Bem, Aloísio da Silva, Paulo Roberto Magalhaes do Carmo, Cláudio Castelões e o presidente da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete, Douglas de Carvalho Henriques. O cerimonial foi conduzido por Marco Aurélio Rossini.


Conheça o doutor José Álvaro Castanheira
Lafaietense nascido em 26 de setembro de 1928, José Álvaro Duarte Castanheira é filho de Álvaro Lobo Castanheira e Maria Duarte Castanheira. Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1953, reside e trabalha em Lafaiete desde 1060. Como intelectual respeitado, publicou vários artigos para jornais e faz parte do conselho editorial do Jornal Correio da Cidade. É acadêmico correspondente da Academia Mineira de Medicina e membro efetivo fundador da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, onde ocupa a Cadeira 39, que tem como patrono o Dr. José Narciso de Queiroz Netto.
É membro, ex-presidente e ex-governador do Serra Clube. Presidente do Rotary por duas vezes, onde atua há 39 anos, teve a oportunidade de demonstrar os seus elevados princípios de cidadania responsável e participativa, trazendo ao debate e propondo soluções dentro de seu âmbito de atuação. Em 20 de março de 1954, com outros médicos lafaietenses, fundou a AMCL, sendo o seu primeiro secretário. Após se especializar em psiquiatria no Rio de Janeiro em 1958, foi para a Espanha buscar mais conhecimentos nos grandes centros europeus, fixando-se em Madrid entre 1959/60. E foi ali, quando procurava beber da mais pura fonte do conhecimento europeu, onde despontavam grandes nomes como Freud, Lacan e outros gênios da psiquiatria, psicologia e da recém-criada psicanálise, em plena efervescência de ideias, teve um encontro com o consagrado filósofo, psiquiatra e psicólogo Viktor Emil Frankl, o que muito contribuiu para a sua formação humana e de grande psiquiatra. Em sua estada em Madrid, conheceu Maria Del Carmen Bazán. Construíram uma família e tem quatro filhos, cinco netos e uma bisneta.
Anos mais tarde, em 1980, participou ativa e incansavelmente, já como vice-presidente, no soerguimento da AMCL com o seu entusiasmo e dinamismo, ajudando na promoção de eventos, científicos, culturais e sociais, sempre acompanhado da sua querida esposa, abrilhantando os eventos, com efetiva participação na construção da sede da AMCL. É psiquiatra aposentado do Estado, por concurso, dedicando-se com denodo por mais de 30 anos à psiquiatria, atendendo aos pacientes carentes com respeito e carinho. Como empresário, juntamente com outros psiquiatras de renome, fundou a Clínica Mantiqueira, de Barbacena, que se tornou uma instituição de referência na área psiquiátrica.
Recebeu a “Homenagem de Mérito”, concedida pelo Fórum da Comarca de Conselheiro Lafaiete, em 2000, pelo trabalho prestado ao poder judiciário. Nessa mesma época recebeu o título de “Médico Destaque do Interior”, concedido pela Associação Médica de Minas Gerais. Foi agraciado com a Comenda “Doutor Juscelino Kubitschek de Oliveira”, concedida pela Academia Mineira de Medicina e Associação Médica de Minas Gerais. Em 2005 lançou o livro “História de Medicina de Queluz a Lafaiete”, que marcou seus 50 anos como médico. Em 2010, lançou seu terceiro livro: “Crônicas, Religião e Psiquiatria”, reunindo suas crônicas publicadas nos jornais e seu pensamento nos campos da Filosofia, Teologia e Medicina.
Como homem público, aceitou talvez o seu maior desafio quando foi convocado paro o cargo de vice-prefeito de Lafaiete de 1993 a 1996, ampliando sua atuação no campo social e na área da saúde. Participou de vários congressos, jornadas, simpósios e atividades científicas no Brasil e nos exterior, o que sempre o manteve um profissional atualizado e respeitado como um dos pioneiros e melhores psiquiatras de sua geração.






Mais notícias

Vídeos