Mais Lidas
Leia Mais
Mutirão: 50 pessoas fazem avaliação para cirurgia de catarata
Divulgação
Publicado em: 14/01/2014 - 12:22
As consultas foram marcadas e custeadas pela Secretaria de Saúde, que forneceu também, o transporte para os pacientes que puderam levar um acompanhante. Um dos pacientes Ludgero Aparecido Cesário (foto), residente no bairro Santa Matilde esperava pelo atendimento há três anos. “Minha visão está muito embaçada. É muito gratificante receber o atendimento, pois é muito ruim a pessoa ir perdendo a visão aos poucos. Estou muito satisfeito porque eu trabalho por conta própria e não tenho condições de pagar a operação”, frisou.
Segundo a gerente de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Cintia Rezende, desde o início do ano passado o município se esforça no objetivo de viabilizar as avaliações e cirurgias de catarata, reduzindo a fila existente há anos. A gerente ressaltou que consultas básicas e de urgência já são feitas em Conselheiro Lafaiete, embora as cirurgias de catarata ainda sejam realizadas em Belo Horizonte. “Para o município é interessante que tudo fosse feito em Lafaiete, sem o paciente precisar se deslocar até Belo Horizonte, mas enquanto isso não acontece continuaremos encaminhando aos hospitais de referência. O que não pode é o paciente ficar sem atendimento”, destacou Cintia Rezende.
De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Roberto Santana, com realização das avaliações e cirurgias em forma de mutirão a fila praticamente zerou. Segundo ele, existiam pessoas esperando pelo atendimento há pelo menos cinco anos. O secretário disse ainda que a atual administração municipal trabalha para que o atendimento seja realizado em Conselheiro Lafaiete. “Está em andamento o processo de chamamento público no qual o Hospital São Camilo se candidatou a realizar o serviço de oftalmologia municipal. Com isso há a possibilidade do tratamento de catarata também ser realizado em Lafaiete evitando que os pacientes se desloquem para Belo Horizonte”, frisou Roberto Santana.
“Possibilitar que estas pessoas possam ter este tratamento é muito gratificante. Queremos num futuro breve fazer com que o tratamento seja feito aqui na cidade. Além do tratamento oftalmológico o município trabalha para que outras especialidades também tenham agilidade no processo de atendimento diminuindo a demanda existente. É assim que mostramos o nosso trabalho, fazendo o melhor para a comunidade”, frisou o prefeito Ivar.