Mais Lidas
Leia Mais
Fiscalização está mais intensa em 2014
Divulgação
Publicado em: 30/01/2014 - 18:52
Vamos tomar como exemplo a região de Três Marias, por ser o local mais frequentado pelos pescadores de nossa região. Neste ano, segundo informações obtidas, a polícia ambiental está fiscalizando a região do Pontal do Abaeté com quatro barcos e dois jet-sky, e que, desta vez, os militares são do destacamento da cidade de Patos de Minas. Além dos equipamentos, é muito importante que a fiscalização não seja feita por profissionais da região, que muitas vezes não atuam com o rigor que deviam, ficando indecisos na hora de punir alguém conhecido. Desta maneira, muitos pescadores profissionais residentes na região sempre se aproveitavam para, sorrateiramente, conseguir grandes quantidades de peixes, principalmente utilizando redes e tarrafas. Os militares que lá estão acampados não têm vínculo nenhum com ninguém e não estão dispostos a qualquer tipo de favorecimento.
Pelas notícias recebidas, a fiscalização tem sido muito bem feita e não se tem informação sobre pesca predatória na região. Aliado a estes fatos, é de suma importância relatar a conscientização do pescador amador, e a cada ano que passa, nota-se uma adesão maior daqueles que antes insistiam em não respeitar as normas da piracema. É certo que ainda existem muitas falhas, e que estudos deveriam ser feitos visando aprimoramento da portaria de regulamentação, mas para ser ter uma ideia, parece não ser uma preocupação das autoridades, pois a última portaria publicada, pelo que me consta, é a do ano de 2011. Ainda assim, temos que reconhecer os esforços que estão sendo feitos em ambas as partes, com destaque para o lado dos pescadores, pois os mesmos sabem, ou pelo menos deveriam saber, que serão os únicos prejudicados se não houver renovação dos cardumes.
Concordo que existem algumas concessões que deveriam ser feitas, principalmente sobre a pesca do lambari, já que muitos defendem a tese de que ele não segue o ciclo comum das outras espécies, desovando em épocas diferentes e com número de ovas muito acima do normal, justamente por se tratar de uma espécie que serve de alimentação para todos os outros peixes. Sinceramente, não sei até quando isto é verdade, mas que estou com vontade de fisgar uns lambaris - e isto não posso negar. Por enquanto, vamos aguardando, e fazendo planos de acordo com o calendário. Neste ano, teremos datas excelentes, a começar pelo carnaval, que vai coincidir com a abertura da pesca. Depois vem a Semana Santa, que vai também coincidir com o feriado de Tiradentes. Portanto, você, que tem o hábito de alugar rancho para pesca, pode começar a se movimentar, pois vai faltar local para tanto pescador.