Mais Lidas
Leia Mais
Ernani e Cláudia vencem Corrida da Amazonas
Divulgação
Publicado em: 20/03/2014 - 20:48
O percurso
Considerado “leve” e com muitos trechos planos, o percurso tinha pontos que exigiram mais dos competidores em três rampas. A menor, do rotor à praça Barão de Queluz, e os dois que mais exigiram a concentração e o preparo físico – a subida da Rua Brasil e a volta pela avenida Santa Matilde, localizada na altura do 8º para o 9º quilômetro. Nesse ponto, Ernani de Souza decidiu a prova. “Até o Parque de Exposição vim marcando o pelotão. Já na subida da Santa Matilde, forcei mais e abri frente”, destacou o bicampeão. Ali também foi decidida segunda colocação. “O Emerson estava à frente, mas ao primeiro sinal puxei mais forte e consegui ultrapassá-lo”, detalhou Daniel Gomes. Ernani de Souza havia sido campeão em 2012. Em 2013, o campeão foi Frederico Prachedes, de Dores do Campo (MG).
O jovem Emerson foi o 3º colocado nos 10 km, tendo chegado apenas seis segundos atrás de Daniel. 10 anos mais novo que o segundo colocado e 14 em relação ao campeão, aos 23 anos, Emerson Rodrigo é considerado a maior revelação do atletismo lafaietense. Ernani já destacou esse jovem numa entrevista na Rádio Cidade, Daniel também fez menção sobre sua performance à nossa reportagem e o “garoto” vem fazendo marcas pela região.
Mesmo com pouca “rodagem”, Emerson, que corre a pouco mais de sete meses, foi 3º colocado em Itabirito, 5º em Mariana e Ponte Nova, nono na Corrida da Arpa e a boa colocação entre os 168 geral na tradicional Volta Internacional da Pampulha (BH).
“Os companheiros da Acorlaf são meus espelhos. Pego muitas dicas com o Ernani e com os mais experientes. Eles estão sempre me incentivando e passando as manhas”, destacou Emerson. Jeferson de Souza Correia e Carlos Alberto Pereira foram o quarto e quinto colocados.
A Corrida
Próximo a sua cidade, no mesmo dia foi realizada a tradicional Corrida da Ressaca, em Mariana, mas ela preferiu vir a Lafaiete. “As corridas da Acorlaf são muito bem organizadas e particularmente eu queria correr e se possível vencer esta aqui da Rua Amazonas”, destacou o campeão feminina dos 10 km, a ouropretana Cláudia Nogueira Campos. Ela fechou à frente das lafaietenses Joelma Santos Silva Barbosa, a 2ª colocada Luciana Arnoni, e a 3ª Regiane José de Andrade, a quarta e Marlene Aparecida Moreira, a quinta colocada. Após a prova, Cláudia e seu marido também corredor assinaram as fichas de filiação à Acorlaf e o esposo destacou: “gosto muito de correr aqui, pela amizade e o respeito que os companheiros têm uns pelos outros. Parece uma grande família”.
Nos 5 km
Na versão mais curta, 5 km onde correram também os menores de 15 anos, André Luiz Corrêa, o Tibita liderou de ponta a ponta e ficou bicampeão consecutivo. “Conheço bem o percurso. Eu me preparei e mantive a frente, mas sempre de olho nos adversários”, enfatizou o vencedor. O congonhense Lafaiete Valadares fechou em segundo lugar, seguido por Frank Augusto Lana Neto, Marcelo Alves de Oliveira e Marcelo Alexandre Tavares, de 3º a 5º lugares.
O número de mulheres participantes da Acorlaf e de corridas na cidade e região tem aumentado muito rapidamente e entre elas, a campeã pela primeira vez foi Edmirdes de Oliveira Correa. Milsinha, como é conhecida familiarmente, começou a correr há três anos por influência do marido, o campeão dos 5 km. Mas, além de vencer, Milsinha utiliza a corrida como “remédio” no combate a uma diabete. “O médico assustou quando apresentei os resultados dos exames dela. Em pouco tempo os níveis de controle já estavam no padrão”, comentou e comemorou o esposo Tibita. A vice-campeão foi Patrícia dos Santos Barbosa, que já havia vencido em 2012 e 2013. Marta Silveira Miranda foi a 3ª, Ilse Catharina A. Francisco, a 4ª e Izabella Casula Carriere, 5ª- todas de Lafaiete.
Nas quatro categorias, no geral, os pódios foram até o 5º lugar. Além destas, foram premiados também os primeiros em cada uma das 10 faixas etárias. As equipes do Jornal CORREIO e da Rádio Cidade 98 FM fizeram a cobertura exclusiva da Corrida Rústica da Rua Amazonas.
“Obrigado a todos os que fizeram deste evento mais um sucesso nos objetivos da Acorlaf em promover o atletismo em Conselheiro Lafaiete de forma democrática, política, e, principalmente social, incentivando a todos a prática saudável de uma atividade interativa com todos os status e éticas de um povo pela sua facilidade, baixo custo e também praticidade. Secretarias, repartições públicas, Polícia Militar, Guarda Municipal, empresas, comércio, organizadores, apoiadores, parceiros, o Jornal CORREIO, a Rádio Cidade 98 FM, atletas e o povo em geral”, agradeceu o presidente José Luiz de Almeida, o Machado, que também participou da prova.
(Amauri Machado)