Mais Lidas
Leia Mais
Aterro sanitário regional entra em funcionamento
Divulgação
Publicado em: 01/08/2014 - 20:04
De acordo com Anderson Luiz, a Prefeitura está construindo, em parceria com a Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) e o Ministério Público, um Centro Municipal de Reciclagem (CMR), no bairro Lima Dias. O centro vai abrigar três associações de catadores de materiais recicláveis.
Segundo o prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto, os três municípios consorciados são um dos poucos do país que se adequaram à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para ele, o funcionamento do aterro sanitário é motivo de comemoração. “O aterro sanitário está funcionando e ao mesmo tempo zelamos pelo meio ambiente trazendo mais qualidade de vida para a população. Estamos felizes por esta conquista”, disse.
O aterro sanitário foi viabilizado por meio do Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos (Ecotres), do qual fazem parte as prefeituras de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco. Localizado no Alto da Varginha, próximo à MG 129, em Lafaiete, o aterro entrou em funcionamento um dia antes do prazo estipulado pelo Governo Federal para o encerramento dos lixões em todo o país. O aterro tem capacidade de processar 170 toneladas de lixo por dia. Atualmente, o município produz, em média, 100 toneladas de resíduos diários.