25º
Cons. Lafaiete

Câmara discute implantação de táxi-lotação


Divulgação



Publicado em: 19/11/2014 - 11:16

Segundo o autor do projeto, o vereador Carlos Magno (PT), a instituição do serviço beneficiará a cidade, que cresce e precisa de medidas objetivas para ampliar as condições de mobilidade da população. Ele comentou que foram convidados todos os taxistas, representantes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e outras autoridades. “Nossa intenção é chegar a uma proposta que atenda todos”, ressaltou.

O vereador afirmou que a ideia do táxi-lotação será apresentada durante a reunião. Segundo o edil, a proposta ainda está em estudo para verificar como o serviço poderia ser implantado em Lafaiete. “O encontro será oportuno para ouvirmos as sugestões da categoria”, disse, citando exemplos de outras cidades como Ouro Preto e Belo Horizonte, que já implantaram essa modalidade de transporte. Pelo menos, a princípio, a ideia é de que os carros sejam pratas e que tenham o logotipo do município e uma tarja, identificando a qual ponto pertence o táxi. Cada um teria uma rota definida.

 

Regulamentação

 

Além do táxi-lotação, o vereador comentou a neces­sidade de discutir outra proposta apresentada por ele, ainda em fevereiro, e que se encontra parada. Trata-se das alterações previstas no serviço de táxi que já existe em Lafaiete. Entre as determinações, está o padrão de cor do carro, que passará a ser prata, conforme estabeleceu uma emenda. No texto inicial, os veículos adotariam a cor branca. Os carros também seriam identificados por números colocados nas portas da frente e nas laterais traseiras, nas quais deverá conter a identificação do ponto e a inscrição municipal do veículo. “Vamos dialogar com os profissionais da categoria para chegar a um acordo em relação aos pontos divergentes”, ponderou.

Carlos Magno destacou que o projeto de lei tem como finalidade oferecer mais segurança, conforto e facilitar na identificação para os usuários de táxis no município. Ainda ressaltou que haverá melhores condições à polícia e ao Poder Público na fiscalização e coibição do transporte clandestino. “Com maior organização dos veículos legalizados, os carros clandestinos serão identificados com mais facilidade, oferecendo maior segurança, visando o avanço da cidade, além de organizar o sistema de transporte por táxis. A mudança trará mais conforto, comodidade e segurança aos usuários e taxistas”, ressaltou.

Mais notícias

Vídeos