25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Dicas para contratar um seguro viagem


Divulgação

Fanny Elen
[email protected]

Publicado em: 15/04/2015 - 00:00

Um seguro de viagem confiável ajuda a garantir uma viagem tranquila e bem-sucedida. Esse serviço oferece assistência médica em casos de doenças ou acidentes durante o seu período de viagem, sendo que existem pacotes que cobram até mesmo medicamentos e serviços odontológicos. A agente de viagens Michelle Guedes não apenas aconselha como recomenda a compra do seguro. “Um seguro viagem ajuda muito a garantir facilidade na hora de lidar imprevistos e inconvenientes, desde casos mais simples como um resfriado até um acidente mais grave. Existem muitos planos com coberturas, valores e formas de pagamento diversas. É um item de segurança fundamental numa viagem mais longa ou ao exterior”, afirma.Os países que fazem parte do Tratado de Schengen exigem para entrada em seu território um seguro viagem que cubra obrigatoriamente 30 mil euros. São eles: França, Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Áustria, Holanda, Dinamarca, Bélgica, Itália, Portugal, Espanha, Noruega, Grécia, Hungria, Malta, Luxemburgo, República Tcheca, Suécia e Polônia.

Confira algumas dicas para a hora de contratar esse importante serviço!

Contrato

Leia com bastante atenção todo o contrato do seguro, verificando os limites de cobertura. É importante também verificar todas as cláusulas que digam respeito a franquias, além de todas as vias de contato com a seguradora durante a viagem.

Confiança

É fundamental optar por uma empresa confiável para fornecer este serviço. O primeiro passo é verificar quais as empresas seguradoras autorizadas pela Superintendência Nacional de Seguros Privados (Susep), órgão que regula o setor. Verifique a lista no site oficial. Somente as empresas autorizadas podem comercializar seguros com confiabilidade. Um segundo passo, após escolher uma das empresas reguladas, é consultar seu CNPJ, para ver se a companhia está em dia com a Receita Federal (consulte aqui).

Transações no crédito

Se a transação for ser realizada via cartão de crédito, é preciso se atentar às condições do contrato, pois há diferenças em relação a outras formas de pagamento. No geral, seguros feitos pelo cartão de crédito, só são válidos se as passagens forem compradas no mesmo cartão. Algumas administradoras de cartão de crédito oferecem ainda serviços de seguro viagem gratuitos, por isso vale a pena conferir bem as diversas opções. Sempre checando a cobertura e as exceções, bem como as condições de utilização.

 

Esportes de Aventura e doenças pré-existentes

Tradicionalmente, os planos de seguro viagem não oferecem cobertura para acidentes provenientes de esportes radicais, e nem de doenças pré-existentes. Porém, ambos podem ser incluídos nos pacotes de muitas seguradoras. Se ao menos um desses dois fatores fizerem parte do quadro de sua viagem, é um importante ponto de negociação.


Mais notícias

Vídeos