Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Evite doenças: faça a manutenção e troca de filtros, purificadores e reservatórios de água
Divulgação
Publicado em: 24/07/2015 - 00:00
Por mais que sua residência possa contar com abastecimento de água potável, muita coisa pode acontecer no caminho entre as estações de tratamento até o seu copo. Tanto nos reservatórios quanto nas tubulações que transportam água para as residências, existem diversos elementos que podem interferir na qualidade final.
Bactérias, vírus e outros micro-organismos nocivos ao corpo humano podem estar presentes na água que chega às casas. Estes elementos perpassam todo o consumo - a utilização na culinária, preparação de chás, sucos e no abastecimento daquela garrafinha que temos sempre a postos para matar a sede.
Para minimizar esses efeitos, veja como fazer a limpeza, manutenção e troca dos dispositivos residenciais para o tratamento e armazenamento da água em sua residência.
Caixa d água
O processo completo de limpeza das caixas d’água deve ser feito a cada seis meses. Existem serviços especializados para essa tarefa, mas também é possível fazer a limpeza seguindo os passos a seguir:
- Feche o registro da caixa. Abra todas as torneiras e dê descarga para esvaziar os canos. Quando ela estiver quase vazia, feche todas as torneiras e registro. A água restante será utilizada na limpeza.
- Utilizando luvas e botas de borracha, esfregue o fundo da caixa d’água e suas paredes com uma esponja ou escova macia. Não utilize nenhum produto, como sabão. Essa água suja deve ser retirada com a ajuda de panos limpos e baldes.
- Em seguida, é hora de desinfetar a caixa d’água. Encha-a novamente e adicione um litro de hipoclorito de sódio 2,5% para cada 1.000 litros de água. Deixe a solução agir por duas horas.
- Após esse período, esvazie novamente a caixa. A solução de hipoclorito irá percorrer tubulações e encanamentos, desinfetando-os também. Quando o escoamento terminar, feche novamente registros e torneiras.
- Por fim, tampe a caixa de água e deixe que ela se encha novamente. Anote a data da limpeza para não se esquecer de quando será a próxima.
Purificador de água
Os modelos de purificadores de água modernos são capaz de reter os micro-organismos e reduzir consideravelmente a quantidade de cloro na água.
A limpeza de seus filtros deve respeitar a recomendação do fabricante, mas um dos sinais de que é hora de substituir o aparelho é quando o volume de saída de água está reduzido.
Garrafas
Ao contrário do que se imagina, ferver recipientes plásticos, como garrafinhas, squeezes e mamadeiras não é uma boa alternativa: o calor intenso da água faz o plástico liberar substâncias tóxicas ao organismo. Para limpar esse tipo de recipiente, deixe-o de molho por 20 minutos em solução de água e hipoclorito, utilizando uma colher de sopa do desinfetante para cada litro de água.
Por Aline Matos
Agência Conversion