25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Curso de automaquiagem para deficientes visuais é realizado em CL


Divulgação

Fanny Elen
[email protected]

Publicado em: 26/07/2015 - 00:00

Muitas pessoas que sofrem de cegueira ou baixa visão têm a autoestima afetada. Pensando nisso a administradora de empresas e maquiadora Roberta Paiva Ribeiro Mua irá ministrar um curso de automaquiagem para deficientes visuais neste domingo, dia 26, às 14h, na rua Arthur Bernardes, 1043, bairro São João (zona oeste), no Salão da Lú. A turma deste domingo já está fechada, mas outros cursos ocorrerão futuramente.

Roberta começou a trabalhar como maquiadora ainda na adolescência. “Maquio há 18 anos. Sou portadora de uma doença degenerativa da córnea. Embora eu não tenha ainda problemas significativos de visão, conheço muita gente com a mesma doença que não enxerga quase nada e tem a vida sensivelmente afetada, principalmente na autoestima. E pensei que de repente, com meus conhecimentos como maquiadora, eu pudesse ajudá-las de alguma forma”, explica.

A inspiração da profissional veio de um maquiador que realiza um trabalho semelhante ao dela. “Me inspirei numa iniciativa muito parecida do top maquiador Marcos Costa chamada ‘Maquiagem para Todas’ em que ele ensina mulheres com problemas de visão a se automaquiarem. Achei incrível e tive a ideia de reproduzi-la porque conheço tanto o lado do deficiente que tem dificuldades para se produzir como do maquiador que sabe perfeitamente como fazê-lo”, ressalta.

Segundo a maquiadora, a técnica empregada será basicamente com as mãos. “Como sou maquiadora há muito tempo e numa época que praticamente não se usava pincéis para a aplicação de produtos, desenvolvi a habilidade de maquiar com as mãos. Qualquer pessoa que tenha algum problema de visão ou tipo de deficiência visual está apta a participar”, destaca, ressaltando que seu objetivo não é a autopromoção enquanto profissional, e sim ajudar o próximo.

Mais notícias

Vídeos