25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Pé de couve de 4,5 metros chama a atenção no bairro Siderúrgico


Divulgação

Fanny Elen
[email protected]

Publicado em: 17/09/2015 - 00:00

Uma cena inusitada tem chamado a atenção de quem passa perto da casa do aposentado José Narciso de Oliveira, na rua José Coelho, no Siderúrgico (zona noroeste). Do lado de fora do imóvel já é possível observar um pé de couve que ultrapassa o tamanho do muro. Medindo 4,5 metros de altura, a hortaliça que chama a atenção virou sensação no bairro. 

O aposentado conta como pretende colher a couve gigante: “Eu amarrei uma faca no cabo de uma en­xada para poder apanhar. Agora, dá para apanhar por cima da laje”, conta, afirmando que sempre passa alguém e fica intrigado com o tamanho da hortaliça. “Muita gente pede muda também.”, afirma o aposentado.

José Narciso também comparou o pé de couve com uma árvore: “Porque além do tamanho, ele deu muitos galhos. Esse pé de couve está com quase dois anos. Peguei uma muda de outro pé que tinha aqui em casa, inclusive estava muito bonita, então finquei ela no chão do jardim. Foi crescendo, crescendo e começou a tombar. Tive que amarrar um pedaço de pau para não tombar. Fui aumentando o bambu que dá suporte”, informa, acrescentando que acredita se tratar de uma couve palácio.

Aos 65 anos, o aposentado também conta que usa o tempo vago para cuidar da hortaliça: “De dois em dois dias, eu jogo água e também coloco esterco. Não uso adubo. Aqui é uma terra até dura, então não sei como pode ter pegado. Acredito que seja uma benção de Deus. É a honra e glória de Deus, porque nunca vi isso em lugar nenhum. Não sei qual pé de couve é o maior do mundo, mas esse é bem grande e está só crescendo”.

Recorde

Em junho de 2011, o motorista João Pimentel Baltar, 69 anos, cultivava na horta da sua casa, em Petrópolis (RJ), um pé de couve que já passou dos 8,5 metros de altura. O pé de couve é 3,5 metros mais alto que o plantado em Joinville por um casal de comerciantes, que era considerada a maior do Brasil.

Biólogo explica fenômeno

Segundo o biólogo especialista em Proteção de Plantas, Leandro Monteiro, as hortaliças podem possuir hábitos de crescimento determinado ou indeterminado. “No primeiro caso, a planta possui um número limitado de nós, automaticamente, um limite de crescimento. Já no segundo caso, no qual se enquadra a couve, o crescimento é indeterminado, o que significa que a planta tem um crescimento contínuo, com uma sucessão de nós e entrenós. Sendo assim, os cuidados no cultivo da planta irão influenciar, diretamente, em seu tamanho”, explica o biólogo.

Ainda segundo o biólogo, apesar de parecer inusitado, não há nada de errado em o pé de couve tomar essa proporção: “O proprietário da hortaliça deixa claro o segredo em seu depoimento: colocou uma estaca para não tombar, rega e usa adubo orgânico (esterco) com frequência. Em cultivos voltados para a comercialização, isso é mais comum, visto que em cultivos caseiros, geralmente não há tanto cuidado. Às vezes, por falta de informação, ou mesmo por falta de uma dedicação maior para com a horta. Parabéns ao senhor José pelo seu cuidado!”, destaca Leandro Monteiro.

Mais notícias

Vídeos