Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Engenheiro da Localix justifica poda em mangueiras no bairro Carijós
Divulgação
Publicado em: 13/10/2015 - 00:00
Após a polêmica envolvendo as podas realizadas em três mangueiras situadas próximas ao Poliesportivo Municipal, o engenheiro florestal Oton Nogueira Jota, responsável técnico pelas ações da Localix justificou a necessidade do serviço. A resposta do especialista veio após a comunidade local contestar a necessidade do serviço.
Oton informa que realizou um laudo técnico no dia 2 de setembro na presença da responsável pelo setor de meio ambiente da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete, Andrea Lopes. “O laudo foi uma resposta a uma demanda gerada a partir de denúncias de que o local estava sendo frequentado por usuários de drogas, e de que devido ao substancial crescimento das árvores, havia a possibilidade de aparecimento de vetores transmissores de doenças (morcegos e dengue)”, alega, ressaltando que a poda é uma ferramenta técnica, amplamente aceita e preconizada em todos manuais de arborização urbana.
O engenheiro salienta que para a realização do serviço foram observados certos limites operacionais, tais como: espécie em questão; estado fitossanitário e nutricional do exemplar; raridade; idade das espécies e época do ano. “Além disso, devemos levar em conta aspectos extrínsecos ao fato: valor imensurável que os moradores e usuários da via dão àqueles exemplares; valores sociais que a sociedade vai aprimorando ao longo dos anos (conservação e preservação ambiental) e segurança aos cidadãos”, observa.
Segundo o engenheiro florestal, a conjunção desses elementos é que embasou a poda. “Essa é a nossa responsabilidade perante o contribuinte. Evidentemente, que questionamentos por parte da população são absolutamente salutares em uma sociedade democrática”, pondera, informando ainda que, todas as podas realizadas são feitas após um extenso debate técnico em que se pondera entre os pontos positivos e negativos da ação, sendo que aproximadamente 15% das solicitações são indeferidas.
A Prefeitura de Lafaiete informou que foi realizada a vistoria em 6 mangueiras, localizadas em área do município na rua Lopes Franco. Foi constatada a necessidade de poda para conformação das copas e melhoria na iluminação local. Os serviços foram executados com laudo de um engenheiro florestal e acompanhamento do Departamento Municipal de Meio Ambiente. “Esclarecemos que não há intenção de derrubar nenhuma das mangueiras”, garante a nota da Prefeitura.