25º
Cons. Lafaiete

Saúde

Lafaiete tem baixo índice, mas já registrou 89 casos de dengue


Divulgação

Mariana Carvalho
[email protected]

Publicado em: 31/10/2015 - 00:00

Agentes do setor de combate a endemias finalizaram, nesta semana, mais um levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegpyti (LIRAa) em Lafaiete. Segundo o coordenador, José Elias de Souza, o resultado, novamente, demonstra que o trabalho de prevenção tem sido eficiente.

José Elias enfatiza que o desempenho dos agentes no trabalho desenvolvido no município é fundamental para o baixo índice de infestação, mas destaca que a população tem contribuído e não deve se descuidar e continuar atenta às orientações do setor para a prevenção. “O índice de infestação do mosquito transmissor da dengue ficou em 0,1%. Isto significa que está bem abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde que é de 1%”, explica.

Apesar do baixo índice, foram encontrados focos do Aedes Aegpyti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, nos bairros Triângulo, Jardim América, Santa Maria e adjacências. Nestes locais, foram realizadas ações educativas, na quarta-feira, dia 28, com a visita dos agentes de endemias que fizeram um trabalho de orientação.

Casos registrados   

Ao longo de 2015, foram realizados três levantamentos LIRAa, com os seguintes índices janeiro (0.2), março (0.6) e outubro (0.1). Os dados atualizados até 14 de outubro indicam que houve 89 casos positivos de dengue no setor de saúde de Lafaiete. Entre eles, 53 pessoas contraíram a doença na cidade e 23 registros são de pessoas que se contaminaram em outro município. Há também 12 casos da cidade de Lamim e um de Itaverava.

Os números apontam ainda que 46 testes tiveram resultados negativos. Sendo um de Cristiano Otoni, outro de Catas Altas da Noruega e os demais de Lafaiete.

 

 

Mais notícias

Vídeos