Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Saiba como funcionam as impressoras a laser
Divulgação
Publicado em: 17/11/2015 - 00:00
As impressoras a laser trouxeram uma verdadeira revolução para os escritórios e empresas com uma demanda grande de impressões mensais. Ao contrário das impressoras convencionais, que usam cartuchos de tinta, os equipamentos a laser usam suprimentos que permitem uma impressão muito mais rápida, precisa e econômica (como o Toner 9050 que imprime até 30.000 cópias).
Se você se pergunta como isso é possível, hoje vamos explicar como funcionam as impressoras a laser. Confira:
Todo o processo de impressão nos equipamentos a laser acontece através da eletricidade estática. Não se preocupe caso não conheça o princípio, vamos explicar detalhadamente: a impressora possui um cilindro fotoreceptor, que recebe uma carga elétrica positiva no início de cada impressão. Esse cilindro começa a girar no equipamento, enquanto o raio laser descarrega pontos específicos, que formam a imagem ou texto que você mandou imprimir. Ou seja, as informações que você enviou pelo seu computador e foram salvas na memória da impressora, agora se transformaram em um desenho eletroestático no cilindro.
Após esse primeiro momento, o toner entra em cena. Ele é um pó muito fino, composto por polímeros e carbono, que tem carga positiva. Ele fica depositado nas áreas em que o laser (com carga negativa, lembra?) descarregou a imagem que será impressa, enquanto é repelido pelas demais, com carga positiva.
Logo depois, é a vez do papel fazer a sua parte. Assim que a folha é puxada da bandeja, ele recebe uma carga negativa ainda mais forte que a da imagem, e passa pelo cilindro eletroestático. Nesse momento, o papel atrai o pó e assim a imagem fica gravada na folha.
Depois desse processo, o cilindro é descarregado para que a folha não fique presa a ele, mas a impressão ainda não está concluída. O papel ainda passa por dois cilindros, chamados de fusor, para que o toner se funda à folha e a impressão seja devidamente fixada. Por isso as folhas saem quentinhas da impressora ? graças a esse último passo para a fixação do conteúdo. Nesse último momento aquele primeiro cilindro é completamente descarregado, estando pronto para uma nova impressão.
Parece complicado, e realmente é. Essa tecnologia foi aperfeiçoada durante anos, com muita pesquisa, para chegar até nós. Levando em consideração que as impressoras mais rápidas do mercado imprimem cerca de 50 páginas por minuto, todo esse processo dura pouco mais de um segundo na prática. Parece magia, mas é apenas a mais alta tecnologia à nossa disposição!